ESTUDO DA SUBSTITUIÇÃO DA AREIA PELO MASSARÁ LAVADO NA PRODUÇÃO DE CONCRETOS ESTRUTURAIS DE 25, 30 E 35 MPA EM TERESINA-PI
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.3898Palavras-chave:
Concreto; Agregado miúdo; Massará; Sustentabilidade; Construção civil.Resumo
Em Teresina-PI, onde a maior parte da cidade está situada entre os rios Poti e Parnaíba, o uso de areia na produção de concreto tornou-se uma prática comum. No entanto, a qualidade da areia usada para dosagem de concreto é frequentemente insatisfatória, com um módulo de finura abaixo do padrão estabelecido pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A escassez de estudos específicos, a ausência de beneficiamento adequado, a falta de conhecimento técnico na área e o uso incorreto levaram a uma rejeição do "massará" por parte dos profissionais da construção civil e de grande parte da população teresinense. Essa situação levou à obsolescência do material, resultando em sua desvalorização no mercado regional. Este estudo visa caracterizar mecanicamente o concreto utilizando o "massará" lavado como agregado miúdo em substituição à areia, mantendo as mesmas proporções de agregados, água e cimento do concreto convencional. O cimento utilizado é o CP IV-F 40 que é o mesmo utilizado nas grandes usinas de concreto na cidade de Teresina. Foram conduzidos ensaios de granulometria, abatimento do tronco de cone e compressão axial de corpos de prova cilíndricos. Os resultados dos ensaios mostraram que o "massará" lavado apresenta uma resistência à compressão semelhante à do concreto convencional, demonstrando sua viabilidade como alternativa de agregado miúdo na produção de concreto. Este estudo sugere uma nova alternativa para a dosagem do concreto, especialmente considerando a crescente escassez de jazidas de agregados devido à alta demanda do mercado consumidor.
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7211: Agregados para concreto – Especificação. Rio de Janeiro, 2021.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7214: Concreto – Determinação da resistência à compressão de corpos de prova cilíndricos. Rio de Janeiro, 2015.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12655: Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento. Rio de Janeiro, 2022.
MEHTA, P. K.; MONTEIRO, P. J. M. Concreto, Microestrutura, Propriedades e Materiais. 3ª Edição. IBRACON. São Paulo, 2014.
NEVILLE, A. M. T. S. G. Propriedades do Concreto. São Paulo, PINI, 1982.
PINHEIRO, T.T. Mercado de brita na Grande São Paulo de 2002 a 2008.
PINHEIRO, T.T. Necessidade e importância dos agregados para a indústria da construção civil no Brasil – in Anais do Seminário Internacional sobre Mineração em Áreas Urbanas. Pró-Minério. São Paulo, 1989.
SMARZEWSKI, P., & STOLARSKI, A. (2022). Properties and Performance of Concrete Materials and Structures. MDPI.
SILVA, J. L. O. Análise de propriedades mecânicas de concretos produzidos com diferentes dosagens de agregados reciclados de concreto. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Alagoas, 2023.
RIBEIRO, J. A.; SILVA, A. C.; SCHONS, E. Agregados miúdos não convencionais como alternativa na composição do concreto. Revista Foco, v. 16, n. 12, p. 1-23, 2023.
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.
DONAIRE, D. Agregados alternativos para concretos sustentáveis. 1. ed. São Paulo: Editora XYZ, 2023.
Renk, A., & De Toni, G. A. (2025). PATRIMÔNIO CULTURAL E DESENVOLVIMENTO: O TOMBAMENTO DO “CASTELINHO” DA FAMÍLIA BERTASO. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 6(1), 1–15. https://doi.org/10.61164/rmnm.v6i1.3682
Tuma, L., Junior, S. A. da S. ., & Da Costa, F. F. D. . (2025). ALTERNATIVAS DE DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DA COMUNIDADE AGROVILA RIBEIRO NOVO COMO FORMA DE PLANEJAMENTO AMBIENTAL - ALAGOINHA/PB. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 6(1), 1–17. https://doi.org/10.61164/rmnm.v6i1.3683
Alexandrino, C., & Gonçalves , H. H. A. . (2025). VIABILIDADE DE UM SISTEMA GEOTÉRMICO DE CLIMATIZAÇÃO APLICADO A UM SUPERMERCADO DO SUDESTE BRASILEIRO: VIABILIDADE DE UM SISTEMA GEOTÉRMICO DE CLIMATIZAÇÃO . Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 6(1), 1–24. https://doi.org/10.61164/rmnm.v6i1.3602
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9935: Agregados – Determinação da massa específica de agregados miúdos por meio do frasco Chapman. Rio de Janeiro, 2005.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto – Procedimento. Rio de Janeiro, 2023.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7212: Execução de concreto dosado em central – Procedimento. Rio de Janeiro, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.