INTEGRAÇÃO DE JOGOS E ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)

Autores

  • Francisco Edivaldo de Moura IFPI
  • Ronaldo Campelo da Costa IFPI
  • Leonardo Lopes Martins Dias IFPI
  • Guilherme Luiz de Oliveira Neto IFPI

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v6i1.3702

Palavras-chave:

Jogos matemáticos; Ludicidade; Estudantes; TDAH.

Resumo

Este artigo tomou por objeto temático a questão neuropsicológica do Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH em alunos das séries iniciais do ensino fundamental, no específico do título textual Jogando e aprendendo: estratégias lúdicas no ensino de matemática para crianças com TDAH. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar exemplos de contribuição dos jogos matemáticos, enquanto recursos didáticos e enquanto materiais de desenvolvimento de habilidades humanas, para a aprendizagem no ensino fundamental em seu triênio inicial de estudantes com TDAH. Em sua metodologia, este texto recorreu à pesquisa bibliográfica, para apoiar as suas informações em diferentes publicações sobre a ludicidade matemática no Ensino Fundamental e sobre as atenções ao público estudantil com TDAH. Também se trabalhou o estudo de caso com duas crianças, uma do 1º ano Fundamental e outra do 2º, em uma escola da rede municipal de Aroeiras do Itaim/PI. A partir das investigações pelo manejo dos percursos metodológicos, reafirmou-se a importância de a escola dinamizar as estratégias pedagógicas em favor das pessoas que possuem deficiências neuropsicológicas, a exemplo das crianças com TDAH. Também se verificaram os ganhos cognitivos e interativos dessas crianças nos tratos com jogos matemáticos enquanto recursos de aprendizagem e de ludicidade.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. ed. atual. Brasília: Gráfica do Senado Federal, 2023.

GATTI, Giovane Inês Saggin. O ensino de matemática por meio de jogos para crianças do ensino fundamental no município de Saldanha Marinho – RS. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, pela Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ. Cruz Alta, 2018. 75 p.

GOMES, Ana Karina Marmorato. Jogos no ensino de Matemática: um estudo de teses e dissertações com a perspectiva histórico-cultural. Dissertação apresentada ao Curso de Mestre em Educação, pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. São Carlos, 2017. 130 p.

LIMA, Déborah da Silva. Alunos com TDAH aprendem Matemática: estratégias de ensino e recursos pedagógicos. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica, pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Belo Horizonte, 2019. 60 p.

MACHADO, Jéssica Pagliarini. A relação entre aprendizagem e desenvolvimento em pesquisas brasileiras sobre desenvolvimento de atenção e TDAH. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia – Mestrado, pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Uberlândia, 2019. 194 p.

MOREIRA, Maysa de Fátima. Contribuições dos jogos para o processo de ensino-aprendizagem em Matemática na Educação Básica. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Nível Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, pela

Universidade Estadual de Goiás – UEG. Anápolis, 2018. 116 p.

NEVES, Tony Fábio Silva das. O ensino de matemática nas séries iniciais: dificuldades e desafios. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado em Matemática, pelo Instituto de Matemática. Maceió, 2018. 85 p.

OLIVEIRA, Mônica Santos. Atitudes de professores sobre o TDAH e sobre estudantes com sintomas de TDAH. Dissertação apresentado ao Curso de Mestrado em Ciências Naturais, pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Itabaiana, 2023. 108 p.

PEREIRA, Adriana Soares et al. Metodologia da pesquisa científica. 1. ed. Santa Maria: UFSM/NTE, 2018.

RAMOS, Saulo Passos; RIBEIRO, Rogeane Morais. Manual de metodologia da pesquisa. Sobral: Faculdade Luciano Feijão, 2022.

SANCHEZ JUNIOR, Sidney Lopes et al. O ensino da Matemática para crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): uma revisão sistemática de literatura. Revista Valore. v. 6. ed. esp. p. 1707-1719. Volta Redonda, 2021.

SANTOS, Marilda Cicone Franco dos. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade:

revisão integrada de dados para orientação de professores. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado em Processos de Ensino, Gestão e Inovação, pela Universidade de Araraquara –

UNIARA. Araraquara, 2017. 97 p.

Downloads

Publicado

2025-03-30

Como Citar

Moura, F. E. de, Costa, R. C. da, Dias, L. L. M. ., & Neto, G. L. de O. . (2025). INTEGRAÇÃO DE JOGOS E ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 6(1), 1–28. https://doi.org/10.61164/rmnm.v6i1.3702