O QUE SÃO METODOLOGIAS ATIVAS E COMO SURGIRAM?

Autores/as

  • Mayara Rossi Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Campus Juína
  • Risoleta Alves Messias C. M. E. B. Professora Laurita Martins de Sousa
  • Wagner Mendes da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i4.3392

Palabras clave:

Aprendizagem ativa, Educação atual, Métodos ativos, Metodologia inovadora.

Resumen

Os estudantes, em sua maioria, têm demonstrado um desinteresse significativo em sala de aula, apresentando baixa participação e dificuldades no processo de aprendizagem. Tal fenômeno pode ser atribuído, em grande parte, à qualidade do ensino oferecido. Quando os alunos são expostos a um ensino ineficaz, caracterizado pela ausência de métodos inovadores e por aulas repetitivas e monótonas, é compreensível que seu interesse em aprender e participar se torne escasso. Neste contexto, emergem as chamadas metodologias ativas, na qual é objeto de estudo deste artigo, sendo o seu objetivo esclarecer a definição de metodologias ativas e examinar de forma breve sua trajetória histórica, ou seja, compreender como surgiram. Assim, a pergunta de pesquisa se constitui em: Qual é a definição de metodologias ativas e como elas surgiram? A respeito da metodologia, este trabalho se classifica como uma pesquisa de revisão narrativa, de abordagem qualitativa e natureza básica. A coleta de dados se deu por meio de material já elaborado e publicado sobre o assunto. Os dados foram analisados de forma interpretativa. Como resultados evidencia-se que as metodologias surgiram há muito tempo e se configuram como abordagens pedagógicas nas quais o aluno assume o papel de protagonista de sua própria aprendizagem. Essas metodologias visam não apenas engajar os estudantes de maneira mais dinâmica e significativa, mas também fomentar um ambiente educacional que valoriza a interação e a reflexão, essenciais para a construção de um conhecimento sólido e duradouro.

Biografía del autor/a

Mayara Rossi, Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Campus Juína

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). Mestra em Ensino pelo Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT). Especialista em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal do Mato Grasso (IFMT). Especialista em Psicopedagogia Escolar e em Gestão Escolar, ambas pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Graduanda em Ciências Biológicas pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Trabalhou como professora da Educação Básica em cargo efetivo pelo governo do Estado de Mato Grosso (SEDUC-MT) entre 2018 até 2023. Atualmente trabalha no cargo de Pedagoga em caráter efetivo pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Atua como revisora de vários periódicos científicos e como consultora de trabalhos acadêmicos em geral. Desenvolve pesquisas principalmente nas temáticas: Ensino Tradicional; Metodologias Ativas; Abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática); Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental; Aprendizagem Significativa e Criativa; Tecnologias Educacionais; Processo de Ensino e Aprendizagem. Participa dos grupos de pesquisa STEAM (IFMT) e GEPEC (IFG).

Risoleta Alves Messias, C. M. E. B. Professora Laurita Martins de Sousa

Graduação em Pedagogia pela Unopar (2018) em Barra
do garças MT. Especialista em Alfabetização multidisciplinar da Educação Infantil e Anos Iniciais pela Faculdades Cathedral (2017). Educadora da rede pública nos anos iniciais na C.M.E.B. Professora Laurita Martins de Sousa.

Wagner Mendes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Mestrando em Ensino Cientifico e Tecnológico pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) desde início de 2024. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, docente do Instituto Federal De Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e professor titular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. , atuando principalmente nos seguintes temas: metodologias ativas, ensino, educação, protagonismo e tecnologias.

Citas

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

CAMARGO, Fausto. DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

CORDEIRO, Alexander Magno. et al. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Comunicação Científica, v. 34, n. 6, p. 428-431, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-69912007000600012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcbc/a/CC6NRNtP3dKLgLPwcgmV6Gf/. Acesso em: 01 dez. 2024.

DEWEY, John. Experiência e educação. 3. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1979.

FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; OZÓRIO, Gabriela Gonçalves; MOREIRA, Laélia Carmelita Portela. Metodologias Ativas nas Concepções de Docentes do Ensino Superior: “um nome novo que não diz nada”? Revista Internacional de Educação Superior, v. 9, n. 00, p. 1-24, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8665518 . Acesso em: 20 jul. 2023.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria método e criatividade. 34. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergência Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. 2. Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.

SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. Métodos de Pesquisa. Unidade 2 – A pesquisa científica. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

SOARES, Renata Godinho et al. Metodologias ativas de aprendizagem: relato de uma oficina formativa. Educação: Teoria e Prática, v. 33, n. 66, p. 1-24, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/16766 . Acesso em: 15 jul. 2023.

WELTER, Renato Brandão; FOLETTO, Denize da Silveira; BORTOLUZZI, Valéria Lensen. Metodologias ativas: uma possibilidade para o multiletramento dos estudantes. Research, Society and Development, v. 9, n.1, p. 1-21, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1664 . Acesso em: 14 jul. 2023.

Publicado

2024-12-13

Cómo citar

Rossi, M., Alves Messias, R. ., & Mendes da Silva, W. (2024). O QUE SÃO METODOLOGIAS ATIVAS E COMO SURGIRAM?. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 12(4), 1–11. https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i4.3392

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a