DISCUSSÕES SOBRE O TEMA EDUCAÇÃO E CURRÍCULO E ASPECTOS QUE O ENVOLVEM

Autores

  • Wagner Mendes da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Brasil
  • Alessandra Agenor de Moura Escola Estadual Militar Tiradentes 2º SGT PM Claudemir França Maciel, Brasil
  • Ana Raquel Silva Magalhães Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática, C.M.E.F. Prof. José Nogueira de Moraes, Brasil
  • Erenil Oliveira Magalhães Silva Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, Brasil
  • Marcelo Borges Clemente Especialista em Metodologias ativas para a docência na Educação Básica, C.M.E.F. Prof. José Nogueira de Moraes, Brasil
  • Katia Gisele De Oliveira Langaro Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, Brasil
  • Queli Cristina Rezende Macêdo Escola Estadual Militar Tiradentes 2º SGT PM Claudemir França Maciel, Brasil
  • Tarscila Duarte dos Santos Colégio Cívico Militar Almirante Tamandaré, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i3.3244

Palavras-chave:

Abordagens, Currículo Escolar, Manifestações, Teorias

Resumo

A pesquisa em voga teve por objetivo geral promover discussões sobre o tema Educação e Currículo e aspectos que o envolvem. Como procedimento metodológico realizou-se uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, na qual foi analisada por meio da análise de conteúdo. Como resultados, pode-se afirmar que o currículo vai além de uma simples lista de conteúdos a serem aprendidos, servindo como um caminho para a execução das ações pedagógicas e envolvendo relações de poder, além de questões culturais, sociais e políticas. A implementação de um currículo integrado é essencial para promover a interdisciplinaridade e a comunicação entre diferentes áreas do conhecimento, visando uma compreensão global e o desenvolvimento de competências críticas e criativas. A BNCC orienta a construção dos currículos, enquanto metodologias, avaliações formativas e planejamentos eficazes são fundamentais para um ensino de qualidade. A dinâmica entre professor e aluno também é pauta dentro do currículo e deve ser baseada no respeito e na ética, afastando-se de práticas autoritárias. Por fim, existem três teorias de currículo, sendo elas: a teoria tradicional, a crítica e a pós-crítica. Ademais, o currículo pode ser representando por diferentes abordagens (multidisciplinares, pluridisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares) e suas manifestações variam entre formal, real e oculto.

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Publicado

2024-11-29

Como Citar

Mendes da Silva, W. ., Agenor de Moura, A. ., Silva Magalhães, A. R. ., Oliveira Magalhães Silva, E. ., Borges Clemente, M. ., De Oliveira Langaro, K. G. ., Rezende Macêdo , Q. C. ., & Duarte dos Santos, T. . (2024). DISCUSSÕES SOBRE O TEMA EDUCAÇÃO E CURRÍCULO E ASPECTOS QUE O ENVOLVEM. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 12(3), 1–30. https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i3.3244

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