METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES: percepções de professores de uma escola de campo

Autores

  • Adriana Da Silva Escola Municipal Caminho para o Futuro, Brasil
  • Elenice Ribeiro de Sousa C.M.E.F. Prof. José Nogueira de Moraes, Brasil
  • Erenil Oliveira Magalhães Silva Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, Brasil
  • Eva De Jesus Correa Morais Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso, Brasil
  • Danielly Paula Santos Mezzomo Instituição Irene Coelho Cruz, Brasil
  • Denise Antonieta Bispo Assis Colégio Estadual Alcântara Carvalho
  • Janaína Patricia De Souza e Silva Secretaria Municipal de Lucas do Rio-Verde-MT, Brasil
  • Juliana Marta Damiani de Freitas Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso, Brasil
  • Lisena Bento dos Santos Centro Municipal de Ensino Fundamental Dom Bosco, Brasil
  • Nathania Oliveira Santos Centro Municipal de Ensino Fundamental Dom Bosco
  • Nayane Da Rocha Silva Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, Brasil
  • Risoleta Alves Messias C. M. E. B. Professora Laurita Martins de Sousa
  • Tatiane Carneiro Cardoso dos Passos Instituição AJES - Faculdade do Vale do Juruena, Brasil
  • Tarscila Duarte dos Santos Colégio Cívico Militar Almirante Tamandaré, Brasil
  • Valquiria Machado de Oliveira Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso, Brasil
  • Wagner Mendes da Silva Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia e Mato Grosso, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i4.3390

Palavras-chave:

Aprendizagem Ativa. Autonomia. Ensino Tradicional. Estudante Ativo. Métodos Ativos.

Resumo

A sociedade tem passado por grandes transformações, os tempos mudaram e os estudantes de hoje não são mais iguais aos estudantes do passado. Por isso é preciso inovar o ensino e colocar estes estudantes como protagonistas de seu próprio aprendizado. Nessa vertente, as metodologias ativas vêm de encontro a esse propósito. Sendo assim, esse estudo tem como objeto de estudo os métodos ativos. O objetivo do mesmo é analisar percepções docentes acerca do uso de metodologias ativas na prática pedagógica e como compreendem as mesmas. Para o desenvolvimento da pesquisa, que pode ser caracterizada como uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa e natureza básica, utilizou-se um questionário com questões abertas, no qual seis professores de uma escola de campo situada em Comodoro-MT se dispuseram a responder. Para analisar os resultados o método escolhido foi a análise de conteúdo de Bardin. Como resultado, segundo os professores que participaram da pesquisa, as metodologias ativas são estratégias que evidenciam o protagonismo do estudante e aumentam sua motivação para participar das aulas. Os mesmos professores afirmam usar métodos ativos em suas aulas, pois em muito podem contribuir para o aprendizado dos estudantes e ao aplicarem os estudantes reagem de forma positiva e satisfatória, mas também os sujeitos da pesquisa ressaltam desafios que se fazem presentes perante sua aplicação na prática escolar.

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

Da Silva , A. ., Ribeiro de Sousa, E. ., Oliveira Magalhães Silva, E. ., De Jesus Correa Morais, E. ., Santos Mezzomo, D. P. ., Antonieta Bispo Assis, D., De Souza e Silva, J. P. ., Damiani de Freitas, J. M. ., Bento dos Santos, L. ., Oliveira Santos, N. ., Da Rocha Silva, N. ., Alves Messias, R. ., Carneiro Cardoso dos Passos, T. ., Duarte dos Santos, T. ., Machado de Oliveira, V. ., & Mendes da Silva, W. . (2024). METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES: percepções de professores de uma escola de campo. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 12(4), 1–18. https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i4.3390

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