METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES: percepções de professores de uma escola de campo
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i4.3390Palavras-chave:
Aprendizagem Ativa. Autonomia. Ensino Tradicional. Estudante Ativo. Métodos Ativos.Resumo
A sociedade tem passado por grandes transformações, os tempos mudaram e os estudantes de hoje não são mais iguais aos estudantes do passado. Por isso é preciso inovar o ensino e colocar estes estudantes como protagonistas de seu próprio aprendizado. Nessa vertente, as metodologias ativas vêm de encontro a esse propósito. Sendo assim, esse estudo tem como objeto de estudo os métodos ativos. O objetivo do mesmo é analisar percepções docentes acerca do uso de metodologias ativas na prática pedagógica e como compreendem as mesmas. Para o desenvolvimento da pesquisa, que pode ser caracterizada como uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa e natureza básica, utilizou-se um questionário com questões abertas, no qual seis professores de uma escola de campo situada em Comodoro-MT se dispuseram a responder. Para analisar os resultados o método escolhido foi a análise de conteúdo de Bardin. Como resultado, segundo os professores que participaram da pesquisa, as metodologias ativas são estratégias que evidenciam o protagonismo do estudante e aumentam sua motivação para participar das aulas. Os mesmos professores afirmam usar métodos ativos em suas aulas, pois em muito podem contribuir para o aprendizado dos estudantes e ao aplicarem os estudantes reagem de forma positiva e satisfatória, mas também os sujeitos da pesquisa ressaltam desafios que se fazem presentes perante sua aplicação na prática escolar.
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