HISTÓRIA LOCAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL MEDIANTE A INTERDISCIPLINARIDADE

Authors

  • Fabiulla Folgado Muniz Magalhães Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Jaceline Mendes de Almeida Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Rivani Lopes Negreiros .

Keywords:

História local, Séries iniciais, Interdisciplinaridade

Abstract

Diante da necessidade do aprofundamento do estudo da história local nas séries iniciais do ensino fundamental torna-se importante uma nova revisão metodológica que de forma interdisciplinar proporcione uma aprendizagem efetiva e significativa da história local. A interdisciplinaridade torna-se um importante recurso pedagógico proporcionando uma ligação entre as diversas áreas do conhecimento oportunizando o aprendizado mais concreto e significativo desenvolvendo saber crítico e reflexivo. Corroborando atenção a essa justificativa o tema tem como objetivo fomentar métodos interdisciplinares considerando a história local como um objeto de estudo no ensino fundamental, em que o aluno motivado com propostas metodológicas interdisciplinares adquira um conhecimento de forma dinâmica, mais eficaz e prazerosa, refletindo no reconhecimento do lugar em que vive, valorizando suas raízes e assumindo um sentimento de pertencimento a essa localidade. A metodologia utilizada quanto a abordagem é qualitativa, com uma análise literária de diversos autores que versam tanto sobre a história local quanto aos que discutem sobre a interdisciplinaridade e ainda considera-se documental conforme cita GIL (2011, p.51) ’’a pesquisa documental vale-se de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetivos da pesquisa’’ o foco da investigação e discursão é interdisciplinaridade com enfoque na história local buscando compilar as evidencias dessa proposta metodológica no cotidiano escolar da E.M. Irmã Maria Amália escola pública da cidade de Teófilo Otoni.

Published

2023-07-25

How to Cite

Magalhães, F. F. M., Almeida, J. M. de, & Negreiros, R. L. (2023). HISTÓRIA LOCAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL MEDIANTE A INTERDISCIPLINARIDADE. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(1). Retrieved from https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/697

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>