HISTÓRIA LOCAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL MEDIANTE A INTERDISCIPLINARIDADE

Autores

  • Fabiulla Folgado Muniz Magalhães Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Jaceline Mendes de Almeida Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Rivani Lopes Negreiros .

Palavras-chave:

História local, Séries iniciais, Interdisciplinaridade

Resumo

Diante da necessidade do aprofundamento do estudo da história local nas séries iniciais do ensino fundamental torna-se importante uma nova revisão metodológica que de forma interdisciplinar proporcione uma aprendizagem efetiva e significativa da história local. A interdisciplinaridade torna-se um importante recurso pedagógico proporcionando uma ligação entre as diversas áreas do conhecimento oportunizando o aprendizado mais concreto e significativo desenvolvendo saber crítico e reflexivo. Corroborando atenção a essa justificativa o tema tem como objetivo fomentar métodos interdisciplinares considerando a história local como um objeto de estudo no ensino fundamental, em que o aluno motivado com propostas metodológicas interdisciplinares adquira um conhecimento de forma dinâmica, mais eficaz e prazerosa, refletindo no reconhecimento do lugar em que vive, valorizando suas raízes e assumindo um sentimento de pertencimento a essa localidade. A metodologia utilizada quanto a abordagem é qualitativa, com uma análise literária de diversos autores que versam tanto sobre a história local quanto aos que discutem sobre a interdisciplinaridade e ainda considera-se documental conforme cita GIL (2011, p.51) ’’a pesquisa documental vale-se de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetivos da pesquisa’’ o foco da investigação e discursão é interdisciplinaridade com enfoque na história local buscando compilar as evidencias dessa proposta metodológica no cotidiano escolar da E.M. Irmã Maria Amália escola pública da cidade de Teófilo Otoni.

Downloads

Publicado

2023-07-25

Como Citar

Magalhães, F. F. M., Almeida, J. M. de, & Negreiros, R. L. (2023). HISTÓRIA LOCAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL MEDIANTE A INTERDISCIPLINARIDADE. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(1). Recuperado de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/697

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3