APLICAÇÕES INTERDISCIPLINARES DA LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON NA MODELAGEM MATEMÁTICA
UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.4174Keywords:
Lei de Resfriamento de Newton, Modelagem Matemática, InterdisciplinaridadeAbstract
Este artigo aborda, através de uma análise teórica, as possibilidades interdisciplinares de aplicação da Lei de Resfriamento de Newton em conjunto com a modelagem matemática. A pesquisa tem como objetivo geral apresentar como essa lei física relacionada à modelagem matemática pode ser trabalhada em salas de aula de ensino médio com outras áreas do conhecimento, como no resfriamento de alimentos, o comportamento térmico de dispositivos eletrônicos, a conservação de produtos e até estimativas forenses. O estudo da literatura explicitará temáticas importantes, tendo como período temporal informações entre o intervalo 2015-2025. Este artigo fomentará novas possibilidades educativas, ao expor de que forma os conceitos matemáticos e a Lei de Resfriamento de Newton podem ser relacionados e integrados a outros campos do conhecimento, assim como as contribuições geradas nessas trocas de aprendizagens.
References
BARBOSA, L. A matemática como uma linguagem base de todas as ciências naturais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 2023.
BASSANEZI, R. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Contexto, 2002.
BASSANEZI, R.; FERREIRA, A. C. Modelagem matemática: uma proposta de ensino através de aplicações. Campinas: Editora da Unicamp, 1988.
BRONSON, R.; COSTA, G. Equações diferenciais, 3 ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2008.
BUENO, R. W. S.; BALLEJO, C. C.; VIALI, L. Equações diferenciais ordinárias, Newton e o bolo de chocolate: Modelagem Matemática na Educação. TANGRAM-Revista de Educação Matemática, v. 4, n. 2, p. 30-58, 2021.
CARDOSO, F. S.; THIENGO, A. M. DE A.; GONÇALVES, M. H. D.; DA SILVA, N. R.; RODRIGUES, C. R.; NÓBREGA, A. L.; CASTRO, H. C. Interdisciplinaridade: fatos a considerar. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 1, n. 1, 22 – 37, jan./abr. 2008.
CARDOZO, D. Do átomo de carbono às grandes populações: o ensino de funções exponenciais sob a perspectiva da resolução de problemas. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Regional de Blumenau, 2018.
ELFRINGHOFF, M. S.; SCHUKAJLOW, S. What makes a modelling problem interesting? sources of situational interest in modelling problems. Quadrante: Revista de Investigação em Educação Matemática, Lisboa, n. 30, v. 1, p. 8-30, 2021.
FERNANDEZ, O. E. Por que o café esfria tão rápido?: e outras aplicações do cálculo no seu dia. Editora Blucher, 2016.
FONSECA, W. D. P.; DE SOUSA FILHO, L. M.; MARTINS, G. V. Estudo numérico da convecção natural em uma placa plana vertical via fluidodinâmica computacional. Acta Tecnológica, v. 12, n. 1, p. 33-43, 2018.
JÚNIOR, M. A. K.; GIORDANO, C. C.; DAMASCENO, A. V. C. Cenários para entender o Novo Ensino Médio no contexto da matemática e da educação financeira escolar. EM TEIA, v. 13, n. 3, p. 1-29, 2022.
MACHADO, C. R.; CABRAL, F. A. D. Metodologia de análise numérica do processo de ebulição em piscina no evaporador de um termossifão fechado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2017.
MAIA, A. S. C.; MILAN, H. F. M.; SIMÃO, B. R.; NASCIMENTO, C. C. N.;
FONSÊCA, V. F. Fundamentos de transferência de calor aplicados a animais endotérmicos. Fisiologia térmica de vertebrados, p. 7, 2020.
MARINHO, G. S.; DE FARIAS, R. F. Considerações teórico-experimentais sobre o resfriamento pós morte. Revista Brasileira de Criminalística, v. 12, n. 1, p. 47-53, 2023.
MENEZES, E. T.; SANTOS, T. H. Dicionário Interativo da educação brasileira-Educabrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2002.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MOZENA, E. R.; OSTERMANN, F. Uma revisão bibliográfica sobre a interdisciplinaridade no ensino das ciências da natureza. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 16, p. 185-206, 2014.
NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica: Termodinâmica. 4. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2008. v. 2.
OLIVEIRA, M. S. D.; DOMENICO, D.; BOERI, C. N.; KRINDGES, A.; LINK, L. Processo de secagem do trigo sarraceno (fagopyrum esculentum moench): estudo experimental e modelagem matemática. Revista Científica Eletrônica de Agronomia da FAEF. v. 37, n. 1. 2020.
PELLEGRINI, C. C. A busca pelo copo ideal: um estudo de otimização em transferência de calor. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, n. 3, p. e20180234, 2019.
SANTOS, C. M.; KATZER J.I.; FLÔRES, F. S.; CORAZZA S.T. Efeitos da modelagem na aprendizagem da habilidade do chute em meninas. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 23, n. 4, p. 57-63, 2015.
SANTOS, D. L.; RAMOS, R. A.; LIMA, R. V.; BARROS, T. M. C.; PRIMO, A. S. Lei do Resfriamento de Newton: Aplicação em Blocos Cerâmicos. Caderno de Graduação-Ciências Exatas e Tecnológicas-UNIT-SERGIPE, v. 4, n. 1, p. 21-21, 2017.
SCHRENK, M. J.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática como prática pedagógica: uma possível caracterização em Educação Matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 24, n. 1, p. 194-224, 2022.
SILVA, J. S. F. Sobre o problema da variação de temperatura de um corpo. Connection Line: Revista eletrônica do UNIVAG. Várzea Grande, n.5, p.44-55, 2010.
SILVA, W. M.; MOURA, A. A.; SILVA MAGALHÃES, A. R.; SILVA, E. O. M.; CLEMENTE, M. B.; LANGARO, K. G. O.; MACÊDO, Q. C. R.; SANTOS, T. D. Discussões sobre o tema educação e currículo e aspectos que o envolvem. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 12, n. 3, p. 1-30, 2024.
SOMMERMAN, A. A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade como novas formas de conhecimento para a articulação de saberes no contexto da ciência e do conhecimento em geral: contribuição para os campos da Educação, da Saúde e do Meio Ambiente. 853 f. 2012. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.
SOPRANI, L. C. P.; DE ABREU MÓL, A. C.; DO ESPÍRITO SANTO, A. C. A defasagem no ensino da matemática: análise crítica das causas, impactos e estratégias para superação. Caderno Pedagógico, v. 22, n. 1, p. e13515-e13515, 2025.
SOUSA, A. C. M. Efeito Peltier e suas aplicações em Caxias térmicas renováveis. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Estadual do Maranhão, 2024.
VENTURIN, C. A. S. Uma análise matemática para compreender o fenômeno câncer. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Tocantins, 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.