BREVES NOTAS SOBRE A EDUCAÇÃO EM ALTANEIRA-CE

AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.4172

Palavras-chave:

Educação básica, Políticas públicas, Desigualdades educacionais, Gestão democrática, Altaneira-CE

Resumo

Este artigo apresenta uma análise crítica e aprofundada sobre a realidade da educação básica no município de Altaneira, no interior do estado do Ceará, com o intuito de evidenciar os avanços conquistados, os desafios persistentes e as perspectivas para uma educação pública de qualidade, equitativa e inclusiva. A investigação fundamenta-se em autores clássicos e contemporâneos da educação, como Paulo Freire, Dermeval Saviani, Gaudêncio Frigotto e José Carlos Libâneo, além de dados de fontes oficiais como INEP, Todos pela Educação, SEDUC-CE e UNESCO. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica de caráter analítico, com base em literatura especializada, documentos institucionais e relatórios educacionais atualizados. O estudo revela que, embora Altaneira tenha avançado em indicadores de alfabetização, formação docente e práticas pedagógicas inclusivas, a rede pública de ensino ainda enfrenta entraves como a escassez de recursos financeiros e pedagógicos, a ausência de profissionais de apoio capacitados, as dificuldades de deslocamento de alunos da zona rural e a baixa participação familiar. Diante deste cenário, o artigo propõe recomendações para o fortalecimento da gestão democrática, ampliação de investimentos, formação continuada e articulação intersetorial. Conclui-se que a superação das desigualdades educacionais em Altaneira exige políticas públicas territorializadas, pactos sociais sólidos e um compromisso ético com o direito à educação como bem público e instrumento de transformação social.

Biografia do Autor

Francisco Renato Silva Ferreira, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - UNILEÃO

Mestre em Ensino em Saúde pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (MePESa/UNILEÃO). Pós-graduando em Economia Solidária, Inovação e Gestão Social (ESIGS/UFCA). Especialista em Psicomotricidade Institucional, Clínica e TGD/TEA pela Faculdade Iguaçu (FI). Especialista em Educação Especial/ Educação Inclusiva/ Altas Habilidades pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI). Graduação-Bacharelado em Educação Física pelo Centro de Ensino Superior de Piracanjuba EIRELI (FACULDADE DE PIRACANJUBA -FAP). Graduação-Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO). Graduação-Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI). Professor efetivo da Rede Municipal de Educação de Altaneira/CE. Atuando como Psicopedagogo Institucional na Secretaria de Educação de Altaneira/CE. Experiência profissional com formação e capacitação na área de Educação Adaptada e Inclusiva, com ênfase em Atividades Adaptadas através da integração de grupos especiais de Pessoas com Deficiência. Correio Eletrônico: norf20@hotmail.com

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Publicado

2025-06-13

Como Citar

Ferreira, F. R. S., Da Silva , E. P., De Oliveira, P. R. L. ., & Da Silva, F. A. . (2025). BREVES NOTAS SOBRE A EDUCAÇÃO EM ALTANEIRA-CE: AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 11(1), 1–15. https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.4172

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