SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA:
TEMA TRANSVERSAL
Keywords:
Sexualidade, adolescência, saúde e tema transversalAbstract
O estudo sobre a sexualidade na adolescência vem sendo trabalhado nas escolas a partir da implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – Lei nº. 9.394/1996 e, dos Parâmetros Curriculares Nacionais, por meio dos temas transversais. O presente artigo sobre sexualidade na adolescência: tema transversal, objetiva mostrar que a educação sexual nas escolas ainda é caminho significativo para levar informações adequadas e corretas às crianças e adolescentes que iniciam sua vida sexual cada vez mais cedo causando preocupações diversas e conflitos nos pais que, muitas vezes, não conseguem dialogar com seus (suas) filhos (as). A metodologia utilizada consistiu em uma revisão de literatura perpassando por autores como AQUINO (1997); FURLANI (2003); DESIDÉRIO (2010); MARTINEZ (1998) entre outros, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e Lei de Diretrizes e Bases (1996). Considerou-se que o estudo da sexualidade na escola é um componente primordial para formar cidadãos conscientes, críticos e responsáveis abrangendo cunho individual e social. A orientação sexual foi incorporada nos currículos escolares tendo em vista que os adolescentes necessitam de uma atenção especial em relação a uma orientação sobre sua vida sexual. Os PCNs. pretenderam constituir uma proposta flexível de conteúdos para orientar a estrutura curricular de todo o sistema educacional, fornecendo subsídios às escolas na construção do planejamento curricular a partir das distintas realidades sociais. Esse tema, (orientação sexual) tem como eixo central a educação para a cidadania e não se constituem em novas disciplinas, mas devem abranger todas as áreas do conhecimento, tanto dentro da programação diária da escola, como fora dela.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.