ESTRATÉGIAS DE LEITURA A SEREM ADOTADAS PELO PROFESSOR NA PRÁTICA EDUCATIVA
Palavras-chave:
Leitura, Mudança de Atitude, Estratégias de leituraResumo
O artigo ora apresentado foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, oferecido pela Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni. O mesmo teve como objetivo apresentar estratégias de leitura a ser adotada pelo professor na prática educativa. Em correspondência com o objetivo proposto fez-se a pergunta problema: que estratégias podem ser oferecidas ao professor, na prática educativa, para melhorar o desempenho da leitura? Para a realização da pesquisa, fez-se a opção pela metodologia de natureza qualitativa, do tipo revisão literária. Usou-se como Referencial Teórico as pesquisas de Freire, Jollibert, Martins, Naspolini, dentre outros. Com a pesquisa percebeu-se que os alunos que estabelecem uma estratégia de leitura obtêm êxito no entendimento do texto, torna-se mais critico e consequentemente irá produzir textos com muita desenvoltura. Disso concluí-se que, ao trabalhar em sala de aula propondo ao aluno que faça seus esquemas e elabore uma estratégia de leitura, o professor conduz o aluno à uma mudança de atitudes, levando-o a se tornar protagonista no processo ensino aprendizagem, adquirindo hábitos de leitura, produzindo textos que atinjam seus objetivos comunicativos e desenvolvendo habilidades que serão necessárias para o enfrentamento de situações reais no seu dia a dia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.