PROCESSED FOODS IN EARLY CHILDHOOD: CHALLENGE FOR THE FORMATION OF HEALTHY EATING HABITS

Authors

  • Ana Caroliny Marques Araújo Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde, Goiás
  • Michelly Castilho Timóteo Nutricionista autônoma
  • Adriana Luz Martins Sagno Secretaria Municipal de Saúde de São Luís de Montes Belos, Goiás
  • Simone Mariano da S. Albrecht Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde (PPGNUT) (FANUT/UFG)
  • Ana Clara Ferreira Abreu Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde (PPGNUT) (FANUT/UFG)
  • Karine Anusca Martins Faculdade de Nutrição, Universidade Federal de Goiás https://orcid.org/0000-0003-4992-4522

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.3842

Keywords:

Breastfeeding, Infant Nutrition, Infant Feeding, Industrialized Foods

Abstract

Abstract

The replacement of foods considered healthy by industrialized foods rich in additives contributes to the configuration of the current dietary profile of the Brazilian population, characterizing a greater consumption of ultra-processed foods, which becomes a determining factor for Chronic Non-Communicable Diseases and has as its main consequence the premature insertion of these foods into children's diets. Objective: To analyze the early introduction of industrialized foods in the formation of children's eating habits in early childhood. Methodology: This is an integrative review study, with papers published in the last decade (2015 to 2025), found in the following databases: Scielo, Pubmed and Scopus, in English and Portuguese, totaling a final sample of 19 original articles. Results: Factors associated with the consumption of ultra-processed foods in early childhood were found to be highly prevalent among children under two years old. Maternal schooling, income and socioeconomic conditions were found to have a positive impact on the consumption of these foods, to the detriment of foods considered healthy. Children who are not breastfed or who are exclusively breastfed for less than 180 days are at increased risk of introducing four or more ultra-processed foods in the first year of life. intervention to promote healthy eating habits from the first years of life.  Conclusion: This study provided a better understanding of the consumption of ultra-processed foods in children, with an emphasis on early childhood.

Author Biographies

Ana Caroliny Marques Araújo, Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde, Goiás

Nutricionista formada pelo Centro Universitário Brasília de Goiás  (UniBras Montes Belos).

Trabalha no Programa Nacional de Alimentação Escolar, na Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde, Goiás.

 

Michelly Castilho Timóteo, Nutricionista autônoma

Nutricionista formada pelo Centro Universitário Brasília de Goiás  (UniBras Montes Belos).

Adriana Luz Martins Sagno, Secretaria Municipal de Saúde de São Luís de Montes Belos, Goiás

Mestre em Ensino na Saúde pelo programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. Possui graduação em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2011). Atualmente é nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís de Montes Belos. Foi preceptora de estágio da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás, Coordenadora adjunta da pós-graduação em Nutrição Esportiva do Centro Universitário Montes Belos e Coordenadora de estágio do Curso de Nutrição do Centro Universitário Montes Belos e Professora do Ensino Superior do Centro Universitário Montes Belos. Tem experiência na área de Nutrição Clínica, Materno Infantil, Docência no Ensino Superior e Saúde Pública.

Simone Mariano da S. Albrecht, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde (PPGNUT) (FANUT/UFG)

Nutricionista, doutoranda em Nutrição e Saúde pela Universidade Federal de Goiás- UFG(2024)Mestre em ciência de alimentos pela Universidade Estadual de Maringá- UEM (2013). Especialista em Nutrição Materno infantil -FAA (2024) e em qualidade de serviços de alimentação pela PUC(2012), aperfeiçoamento em Qualidade de Merenda Escolar UFPR(2010)-CECANE, graduada em nutrição pela Centro Universitário de Maringá- CESUMAR(2007). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos e serviços de alimentação e nutrição. Atualmente trabalhando nas áreas de práticas alimentares parentais, comportamento e consumo alimentar infantil.

Ana Clara Ferreira Abreu, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde (PPGNUT) (FANUT/UFG)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (PPGNUT FANUT/UFG). Durante a faculdade foi monitora da disciplina de Técnica e Dietética e tutora da Rede ASA do curso de Nutrição. Fez parte da Liga de Diabetes - LAD da Faculdade de Medicina da UFG, da Liga de Nutrição da UFG (LANUTRI) e do projeto de extensão Aleitamento Materno da Faculdade de Nutrição da UFG. Desenvolveu pesquisas nas áreas de potencial nutricional, prebiótico e preventivo de doenças crônicas de frutos do Cerrado e  seus trabalho de conclusão de curso abordou o consumo nutricional de gestantes de alto risco e seus efeitos na mãe e no bebê. Atualmente atua em atendimento de consultório.

Karine Anusca Martins, Faculdade de Nutrição, Universidade Federal de Goiás

Atua como Professora Associada IV da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (FANUT/UFG), professora efetiva do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Nutrição e Saúde da FANUT/UFG e do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MEPES) da Faculdade de Medicina (FM/UFG). Graduação em Nutrição pela FANUT/UFG (2000), com iniciação científica PIBIC (1999/2000); especialização em Nutrição Clínica pela Universidade São Camilo-SP (2002); mestrado em Ciências da Saúde pelo convênio UFG, UNB e UFMS (2006); especialização em Saúde da Família (Convênio FANUT/UFG, OPAS, SMS/Goiânia) (2008); doutorado em Ciências da Saúde pela FM/UFG (2010); especialização em Docência e pesquisa para a área da saúde pelo Instituto Pedagógico IPEMIG/FBMG (2019) e especialização em Neurociência, Psicologia positiva e Mindfulness pela Pontifícia Universidade do Paraná, PUC-PR (2024). Atua na coordenação de alguns produtos do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE UFG) desde 2010 e integrou a equipe de coordenação dos planos de trabalho de 2017 a 2020. Esteve como vice-diretora (biênio 2018-2019), coordenadora de curso da graduação da FANUT/UFG (quadriênio 2018-2021) e vice-coordenadora da graduação (Agosto a dezembro/2017 e de Janeiro a maio/2022). Tem experiência na área de Nutrição em Saúde Coletiva e Docência Universitária (desde 2001), com atuação profissional em Saúde Pública (nutricionista servidora pública concursada da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia entre 2005 e 2010) e em Nutrição Clínica (nutricionista na área hospitalar, ambulatório, enfermaria e UTI, entre 2002 e 2009) e alimentação escolar (CECANE UFG desde 2010). Linhas de pesquisa: Segurança Alimentar e Nutricional; Câncer de Mama; Alimentação Escolar; Avaliação de PPC; Comportamento alimentar; Nutrição e Gestação.

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Published

2025-04-30

How to Cite

Marques Araújo, A. C. ., Castilho Timóteo, M. ., Luz Martins Sagno, A. ., Mariano da S. Albrecht, S. ., Ferreira Abreu, A. C. ., & Martins, K. A. (2025). PROCESSED FOODS IN EARLY CHILDHOOD: CHALLENGE FOR THE FORMATION OF HEALTHY EATING HABITS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 8(1), 1–18. https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.3842