COMPREENDENDO AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS PRESENTES NO AMBIENTE ESCOLAR SEGUNDO A TEORIA DE GARDNER

Autores

  • Márcia Rossi Vidal Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, SME-PMF
  • Alessandro Bueno Felipe Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Vilhena-Ro, Brasil
  • Clarinda Figueiredo Dos Santos CMAEI São Judas Tadeu, Brasil
  • Kamila Castilho Silva Escola infantil Peixinho Dourado
  • Kelma Rocha Cândido Alcântara Escola Municipal Airton Senna, Brasil
  • Leon de Assis Silva Secretaria municipal de Educação - SME Jataí, Brasil
  • Leni Rodrigues Machado Dos Reis Escola Estadual Antonia Moura Muniz, Brasil
  • Lucinete Dias Ferraz E. E. E. F. M. Buriti, Brasil
  • Marcelo Gomes Do Nascimento Diretoria Regional de Educação de Juína, Brasil
  • Tarscila Duarte Dos Santos Colégio Cívico Militar Almirante Tamandaré, Brasil
  • Telma Ferreira Novaes Escola Sebastião Granja, Brasil
  • Wagner Mendes Da Silva Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Mato Grosso, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3808

Palavras-chave:

Ambiente Escolar; Educação; Inteligências Múltiplas; Teoria de Gardner.

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo revisar e analisar, de forma narrativa, estudos e publicações que abordam as diferentes inteligências múltiplas identificadas no ambiente escolar, com o intuito de compreender os tipos de inteligências. Para isso desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão narrativa, de abordagem qualitativa por meio do estudo de artigos científicos e outros trabalhos acadêmicos encontrados na plataforma de busca “Google Acadêmico” com uso dos termos “Teoria das Inteligências Múltiplas”. A análise foi realizada de forma interpretativa. Como resultados verificou-se que a teoria das múltiplas inteligências defende que a inteligência humana é composta por diferentes habilidades, e não por uma única capacidade geral. Entre elas estão a linguística, lógico-matemática, espacial e musical. Também se destacam a corporal-cinestésica, interpessoal e intrapessoal. Cada uma corresponde a formas distintas de aprender, agir e se expressar. A inteligência naturalista completa o grupo, com foco na conexão com a natureza. Considera-se que estudar as múltiplas inteligências permite reconhecer as individualidades dos estudantes e ampliar suas formas de aprender. Com isso, a escola pode oferecer uma educação mais intencional e integral.

Referências

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Publicado

2025-04-15

Como Citar

Rossi Vidal, M., Felipe, A. B. ., Dos Santos, C. F. ., Silva, K. C. ., Alcântara, K. R. C. ., Silva, L. de A. ., Dos Reis, L. R. M. ., Ferraz , L. D. ., Do Nascimento, M. G. ., Dos Santos, T. D. ., Novaes, T. F. ., & Da Silva, W. M. . (2025). COMPREENDENDO AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS PRESENTES NO AMBIENTE ESCOLAR SEGUNDO A TEORIA DE GARDNER. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 7(1), 1–18. https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3808

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