COMPREENDENDO AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS PRESENTES NO AMBIENTE ESCOLAR SEGUNDO A TEORIA DE GARDNER
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3808Palavras-chave:
Ambiente Escolar; Educação; Inteligências Múltiplas; Teoria de Gardner.Resumo
A presente pesquisa teve por objetivo revisar e analisar, de forma narrativa, estudos e publicações que abordam as diferentes inteligências múltiplas identificadas no ambiente escolar, com o intuito de compreender os tipos de inteligências. Para isso desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão narrativa, de abordagem qualitativa por meio do estudo de artigos científicos e outros trabalhos acadêmicos encontrados na plataforma de busca “Google Acadêmico” com uso dos termos “Teoria das Inteligências Múltiplas”. A análise foi realizada de forma interpretativa. Como resultados verificou-se que a teoria das múltiplas inteligências defende que a inteligência humana é composta por diferentes habilidades, e não por uma única capacidade geral. Entre elas estão a linguística, lógico-matemática, espacial e musical. Também se destacam a corporal-cinestésica, interpessoal e intrapessoal. Cada uma corresponde a formas distintas de aprender, agir e se expressar. A inteligência naturalista completa o grupo, com foco na conexão com a natureza. Considera-se que estudar as múltiplas inteligências permite reconhecer as individualidades dos estudantes e ampliar suas formas de aprender. Com isso, a escola pode oferecer uma educação mais intencional e integral.
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