MAPAS MENTAIS NA EDUCAÇÃO: USO E CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Márcia Rossi Vidal Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, SME-PMF
  • Alessandro Bueno Felipe Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Vilhena-Ro, Brasil
  • Beatriz Leite Fagundes Do Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
  • Kelma Rocha Cândido Alcântara Escola Municipal Airton Senna
  • Leon de Assis Silva Secretaria municipal de Educação - SME Jataí, Brasil
  • Leni Rodrigues Machado Dos Reis Escola Estadual Antonia Moura Muniz
  • Marcelo Gomes Do Nascimento Diretoria Regional de Educação de Juína
  • Tarscila Duarte Dos Santos Colégio Cívico Militar Almirante Tamandaré
  • Wagner Mendes Da Silva Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia e Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3802

Palavras-chave:

Aprendizagem; Educação; Mapas Mentais; Revisão de Literatura.

Resumo

O trabalho em voga buscou analisar por meio de uma revisão bibliográfica quais resultados professores e pesquisadores tem alcançado com o uso de mapas mentais em sala de aula. Sendo assim, este estudo traz um estado do conhecimento sobre práticas escolares envolvendo mapas mentais, com análise de pesquisas nas quais aplicaram esse método com estudantes. Por conseguinte, o procedimento utilizado para o desenvolvimento do estudo foi a pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento, de abordagem qualitativa e caráter exploratório. Para a coleta de dados utilizou-se a plataforma de busca “Periódico Capes” com uso dos descritores “Mapas Mentais and Educação” O recorte temporal foi de 2019 a 2024, entre outros filtros descritos na seção da metodologia. Em relação a análise optou-se pela análise de conteúdo, partindo das seguintes pré-categorias: título do artigo; autores (ano); público-alvo; prática desenvolvida; principais resultados obtidos. Para esta última emergiram outras categorias, que se constituem como os resultados dessa pesquisa. Portanto, como principais resultados é possível afirmar que os mapas mentais podem contribuir de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem. As categorias emergentes dos estudos analisados, são: engajamento e participação ativa dos estudantes; melhoria na organização do pensamento e na estruturação das ideias; melhoria nas conexões entre os conceitos; auxilia na memorização, na compreensão dos conteúdos e na consolidação do conhecimento; desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico; transição da aprendizagem mecânica para a aprendizagem significativa; sensibilização dos estudantes para compreenderem melhor suas realidades e o contexto em que vivem.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Traduzido por Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BUZAN, Tony. Mapas Mentais e sua elaboração: Um sistema definitivo que transforma a sua vida. São Paulo: Cultrix 2002.

CEZANA, Nathália Alcântara Oliveira; SILVA, Maísa. Use of a didactic sequence with active methodologies as a proposal for the teaching of genetics. Research, Society and Development, v. 11, n. 15, p. e563111537385, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37385. Acesso em: 25 fev. 2025.

CRESWELL, John William. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre, RS: Artmed, 2007.

FÉLIX, Maria Elisabeth Oliveira; LIMA, Bruna Tayane Silva. As metodologias ativas na construção do conhecimento científico: utilização do método JigSaw (quebra-cabeças) e mapa conceitual para o ensino de funções oxigenadas. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 14, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/11995. Acesso em: 25 mar. 2025.

SANTOS, Cinthia santos dos; FREITAS, Joana Lúcia Alexandre de; SANTOS, Rayssa Souza. Mapas mentais como ferramenta de estudo na educação básica. REGRASP - Revista Para Graduandos, v. 9, n. 1, p. 79-96, 2024. Disponível em: https://regrasp.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/article/view/1206. Acesso em: 10 mar. 2025.

GOMES, Francisco Regis Abreu; BASTOS, Francisco Glauco Gomes; LIMA, Jean Custódio de. Mapas mentais para o processo de aprendizagem: uma proposta de intervenção. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, Marília, SP, v. 7, n. 2, p. 23–40, 2022. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RIPPMAR/article/view/11640. Acesso em: 1 abr. 2025.

HO, Tatiane Lima. et al. O uso de mapa mental na percepção sobre água em escolas municipais de Curitiba, Paraná, Brasil. Nature and Conservation, v. 15, n. 1, 2023.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo, SP: Atlas, 2003.

LIMA, Alanis de Oliveira. et al. Mind maps as a multidisciplinary teaching tool for the study of binary stars. Research, Society and Development, v. 11, n. 14, p. e427111435865, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35865. Acesso em: 22 mar. 2025.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.

LUCENA, Mycarla Míria. Percepção ambiental e mapas mentais: uma experiência no ensino de geografia com os estudantes do IFRN-campus avançado de parelhas. HOLOS, v. 7, p. 1–12, 2019. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7651. Acesso em: 12 mar. 2025.

MAGALHAES, Iani; CABRAL, Nicollas da Silva; BELÉM, Fabiano Luis. A elaboração de mapas mentais dos alunos do 9º ano da escola José do Patrocínio do distrito de Fazendinha - AP. Metodologias e Aprendizado, v. 6, p. 249–260, 2023. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/metapre/article/view/3129. Acesso em: 15 mar. 2025.

MARQUES, António Manuel de Miranda. Utilização pedagógica de mapas mentais e de mapas conceptuais. Dissertação (Mestrado em expressão Gráfica, Cor e Imagem) - Universidade Aberta, 2008. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/entities/publication/1f1530ff-ca40-474e-b7aa-e41e669ee57d. Acesso em: 15 mar. 2025.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria método e criatividade. 34. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

MORAES, Márcia Amaral Corrêa de. et al. Mapas mentais como significação do conhecimento: um estudo de caso aplicado à educação infantil. In: IV Congresso Nacional de Educação (IV CONEDU). Anais... João Pessoa-PB, 2017.

OPENAI. Resposta gerada pelo ChatGPT em 3 mar. 2025. Disponível em: https://chat.openai.com/. Acesso em: 3 mar. 2025.

PEREIRA, Henrique Sabino da Silva; MELO, Josandra Araújo Barreto de. A representação por mapas mentais para trabalhar a violência nas aulas de Geografia. Revista Ensino de Geografia (Recife), v. 4, n. 2, p. 250–275, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/ensinodegeografia/article/view/250301. Acesso em: 20 mar. 2025.

SANTOS, Flávia Alves. et al. Mapas mentais uma ferramenta de apoio pedagógico para a educação a distânciana univirr. Humanas em Perspectiva, v. 26, 2022. Disponível em: https://www.periodicojs.com.br/index.php/hp/article/view/1031. Acesso em: 1 mar. 2025.

SILVA, Adriele Gomes da. et al. Mapas mentais: uma ferramenta de ensino em benefício a educação na disciplina de Geografia em uma escola pública do Alto Sertão Alagoano. Diversitas Journal, v. 5, n. 3, p. 2169–2183, 2020. Disponível em: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1237. Acesso em: 2 abr. 2025.

SILVA, Angelita Nóbrega da; FERST, Enia Maria; MAGALHÃES, Arthur Philipe Cândido de. Análise dos conhecimentos prévios acerca da ideia de resíduos sólidos na perspectiva da aprendizagem significativa crítica no contexto dos anos iniciais. Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciência e Matemática, v. 11, n. 1, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14521. Acesso em: 04 fev. 2025.

SILVA, Maria Helena Rosa da; SILVA, Maria Rosa da; SANTOS JÚNIOR, Claudio José dos; FREGADOLLI, Andrea Marques Vanderlei. Aprendizagem Baseada em Mapas Conceituais na graduação médica: desempenho acadêmico em uma instituição do Brasil. Debates em Educação, v. 14, n. 36, p. 319–337, 2022. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13377. Acesso em: 12 fev. 2025.

SOARES, José Roberto Henrique Souza; BEZERRA, Anselmo César Vasconcelos. Saúde urbana no ensino de geografia: um relato de experiência no município de Olinda, Brasil. Dossiê Aplicações em Geografia, Saúde e Meio ambiente, n. 42, 2019. Disponível em: https://journals.openedition.org/confins/23081. Acesso em: 20 fev. 2025.

STEFENON, Leticia Oberoffer. O uso de mapas mentais para a compreensão da relação de matemática e física na engenharia ambiental e sanitária. Revista brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 3, 2019. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8492. Acesso em: 05 mar. 2025.

AMADOR SALOMÃO, P. E. .; TEIXEIRA OLIVEIRA SANTOS, A. . EVOLUÇÃO E DESAFIOS NA AVALIAÇÃO CIENTÍFICA: DA CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICOS À QUALIDADE INTRÍNSECA DOS ARTIGOS. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–18, 2025. DOI: 10.61164/rmnm.v1i1.3481

SALOMÃO, P. E. A. .; LEONARDE, G. S. S. . METODOLOGIA HÍBRIDA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E EQUIPES (HPBE – HYBRID PROBLEM AND TEAM-BASED LEARNING). Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 1–10, 2024. DOI: 10.61164/rmnm.v6i1.3534

VAL, Carla Deisiane de Oliveira Costa do; WOICIECHOWSKI, Thiago; CARVALHO, Hemilly Nogueira Ramos de. Análise de mapas mentais na percepção de estudantes do Ensino Fundamental II sobre o solo. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 18, n. 00, p. e022031, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8670838. Acesso em: 2 mar. 2025.

Downloads

Publicado

2025-04-15

Como Citar

Rossi Vidal, M., Felipe, A. B. ., Do Nascimento, B. L. F. ., Alcântara, K. R. C. ., Silva, L. de A. ., Dos Reis, L. R. M. ., Do Nascimento, M. G. ., Dos Santos, T. D., & Da Silva, W. M. . (2025). MAPAS MENTAIS NA EDUCAÇÃO: USO E CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 7(1), 1–32. https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3802

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)