EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores/as

  • Jose Araujo Uniesp

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.2726

Palabras clave:

Aluno, Deficiente, Acessibilidade, Escolar, Inclusão.

Resumen

Resumo: Este artigo destaca a importância da educação especial na educação física. O papel da escola é incluir os alunos com deficiência no ambiente escolar e transformar esse momento educativo em um momento alegre de respeito interpessoal e solidariedade. O papel do professor é garantir essa inclusão significativa. Identificar as dificuldades encontradas para a inclusão no ambiente escolar, identificar algumas das barreiras que precisam ser enfrentadas, como a acessibilidade necessária para a inclusão no ambiente escolar, e entender quais ações podem possibilitar a inclusão de crianças com necessidades especiais no cotidiano escolar vida. O papel do educador físico é adaptar os alunos com deficiência ao seu mundo na sala de aula real.

 

Palavras-chave: Aluno, Deficiente, Acessibilidade, Escolar, Inclusão.

 

 

 

 

Citas

CARVALHO, R. E. Temas em educação especial. Rio de Janeiro: WVA, 1998.

GLAT, R.; KADLEC V. A criança e suas deficiências: métodos e técnicas de ação psicopedagógica. Rio de Janeiro: Agir, 1995.

BAPTISTA, Cláudio Roberto e ROSA, Cleonice (orgs). Reflexões e projetos de intervenção. Porto Alegre. Artmed, 2002.

BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. 2. Ed. Brasília: CORDE, 1997.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº9. 394/96, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos temas transversais e Ética. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CAMARGO, Jr. Walter. Transtornos invasivos do desenvolvimento: 3º milênio. Secretaria Especial dos direitos Humanos, Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, Brasília, 2005.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CAVALCANTE, Meire. A escola que é de todas as crianças. IN: Revista Nova Escola. São Paulo: Fundação Victor Civita, nº 183, 2005. P.40-45.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

GUIMARÃES, Arthur. Inclusão que funciona. IN: Revista Nova Escola. São Paulo: Fundação Victor Civita, 2003. P.43-47.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Ensinando a turma toda, Revista pátio, ano v, nº 20, fevereiro/abril 2005.

MORIN, E. Os sete saberes necessários á prática educativa. São Paulo: Cortez, 1999.

KISHIMOTO, Tisuko Morchida. Jogos Infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis: RJ: Vozes, 1993. Jogos infantis: O jogo a criança e a educação. 5 ed. Petrópolis,RJ:VOZES,1998.

WISE, Liz. Trabalhando com Hannah: Uma criança especial em uma escola comum. Trad. Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Publicado

2024-08-20

Cómo citar

Araujo, J. (2024). EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 7(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.2726