A IMPORTÂNCIA DA ESTIMULAÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

Autores

  • Késsia Matos Fonseca Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC
  • Lorena Schüffner Teles de Oliveira Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC
  • Rejane Goecking Batista Pereira UNIPAC

Palavras-chave:

neuroplasticidade, down, estimulação precoce, fisioterapia

Resumo

A Síndrome de Down (SD) é uma disfunção genética autossômica que atinge o cromossomo 21, responsável por alterações físicas, motoras, emocionais, psicológicas, cognitivas e sociais bastante comuns nos portadores da SD. Algumas dessas características devem ser trabalhadas especificamente pelo profissional da Fisioterapia ainda nos primeiros meses de vida do paciente. A Estimulação Precoce nos pacientes com SD pode ser explicada pela neuroplasticidade cerebral e a capacidade de alterar padrões de desenvolvimento motor em tempo hábil de modo a reajustar estruturas lesionadas pela disfunção genética antes que o SN se consolide. Faz-se necessário estudar acerca dos possíveis tratamentos e seus resultados, avaliar e discutir a eficácia desses métodos e sua melhor aplicabilidade no tratamento da SD. De modo geral, os estudos demonstraram que a Estimulação Precoce realizada por fisioterapeutas têm bons resultados no desenvolvimento global da criança com Síndrome de Down. Para isso, foram utilizadas diversas bases de dados virtuais e o acervo da Biblioteca Física da UNIPAC de Teófilo Otoni, a fim de definir quais obras seriam utilizadas no referencial teórico da presente Revisão Bibliográfica.

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Publicado

2023-06-28

Como Citar

Fonseca, K. M., Oliveira, L. S. T. de, & Pereira, R. G. B. (2023). A IMPORTÂNCIA DA ESTIMULAÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN. Revista Saúde Dos Vales, 1(1). Recuperado de https://revista.unipacto.com.br/index.php/rsv/article/view/99

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