MEDICAMENTOS GENÉRICOS NOS ÚLTIMOS 20 ANOS E A PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES
Palavras-chave:
Medicamento genérico, Genérico e consumidor, Genérico no BrasilResumo
Objetivo: Avaliar na literatura científica as percepções dos consumidores com relação aos medicamentos genéricos no Brasil. Metodologia: Pesquisa bibliográfica com embasamento teórico sobre a percepção dos consumidores durante 20 anos do genérico. Resultados: Apontaram que a variante do preço, a percepção dos consumidores ao longo dos anos foi majoritariamente que consideram menor o valor do medicamento genérico em relação ao medicamento de referência. No que tange a qualidade e segurança, o que se pode considerar também como confiança, é variável o que os pacientes consideram, onde acreditam que o medicamento genérico produz o mesmo efeito que o medicamento de referência. A utilização e preferência dos medicamentos genéricos e os fatores estão ligados ao preço e percebe-se que a população utiliza sim o medicamento genérico, mas ainda não é sua maior preferência. Conclusões: A percepção obtida com base na literatura cientifica apontou que os majoritariamente que no decorrer dos 20 anos, os consumidores consideram o medicamento genérico com valor menor que o de referência. A qualidade e eficácia do medicamento genérico segundo os consumidores é considerável como igual o medicamento de referência. Quanto a utilização e preferência do medicamento genérico ainda é relativamente baixa mesmo em detrimento do valor ser menor que o de referência.