A INFLUÊNCIA DA MIDIA NA ALIMENTAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA TRANSIÇÃO NUTRICIONAL ATUAL NO BRASIL
Palavras-chave:
Mídia, Obesidade, Alimentação InfantilResumo
O objetivo deste estudo foi discutir a relação entre a influência exercida pela mídia na formação de hábitos alimentares das crianças e relacionar seu impacto no crescimento exponencial da obesidade e do perfil de doenças crônicas na população. Foi utilizada revisão bibliográfica de cunho descritivo e abordagem qualitativa na literatura clássica e artigos publicados na área da saúde nos últimos 10 anos, disponíveis em bases científicas de dados. Atualmente 12,9% das crianças se encontram em estado de obesidade no Brasil apresentando risco muito aumentado de serem adultos obesos sujeitos a desenvolveram doenças crônicas. A mídia tem exercido participação ativa na formação de hábitos alimentares na infância, o que gera consequências na vida adulta e impacta diretamente no desenvolvimento de doenças crônicas. A oferta de comidas prontas ou de rápido preparo e longo tempo de validade, muitas vezes apresentando apelos saudáveis são cada vez mais a opção de primeira escolha nas residências.A população infantil é a mais frágil aos apelos da propaganda e as empresas produtoras de alimentos utilizam de recursos estratégicos de marketing específico como, por exemplo, embalagens coloridas, com personagens, brindes surpresa, etc. influenciando assim na escolha e no consumo destes produtos pelas crianças. Além disso, este público tem sido exposto cada vez mais cedo ao consumo deste tipo de alimento, o que representa impacto nutricional importante. Diante desse contexto, o fortalecimento de ações pelos profissionais de saúde cuidadores e formadores diretos dos hábitos alimentares e a atuação governamental através da implementação de ações de saúde pública são a principal chave para a melhoria dos hábitos alimentares das crianças. A família como formadora do hábito alimentar da criança deve estar capacitada a oferecer educação nutricional adequada. Além disso, maior rigor na veiculação de propagandas de alimentos nos diversos meios de comunicação deve ser fortemente regulamentada.