THE IMPORTANCE OF THE PHYSICAL EDUCATION PROFESSIONAL IN CHILD EDUCATION

Autores/as

  • Alice Pereira de Faria Saleme Centro Universitário de Caratinga
  • Andréia dos Santos Costa Universidade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Moanna Martins dos Santos Universidade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Rodrigo Antônio Montezano Valintim Lacerda Universidade Iguaçu

Palabras clave:

Educação Física, Profissional, Educação Infantil, Psicomotor

Resumen

A atuação da Educação Física como componente da Educação Infantil, tem sido muito
discutida na atualidade. Contudo, o presente estudo tem como objetivo fundamental uma
pesquisa de caráter bibliográfica, investigando a importância da atuação do profissional de
educação física escolar na educação infantil, sendo a Educação Física um componente
curricular obrigatório da educação básica e através de seus conteúdos pode-se valer como
recurso educativo, para incentivar a criatividade dos alunos, revelando a importância do
movimento, não apenas técnico ou esportivo, mas como instrumento de formação para a
cidadania. De acordo com os autores pesquisados, pode-se concluir que para que as aulas de
Educação Física possam contribuir de maneira significativa no processo de desenvolvimento
global da criança, principalmente nos anos iniciais, a psicomotricidade deverá ser estimulada
de forma consciente e variada oferecendo assim, diferentes vivências motoras as crianças. E
como fator da interdisciplinaridade a Educação Física torna-se uma ferramenta importante
para que a instituição de ensino atinja com sucesso os objetivos da aprendizagem escolar e em
especial a alfabetização.

Biografía del autor/a

Alice Pereira de Faria Saleme, Centro Universitário de Caratinga

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Caratinga (2005). Pós-graduada em Promoção da saúde e
Qualidade de Vida (UNEC/MG, 2006) e em Saúde da Família (UNEC/MG, 2009). Atualmente é docente e
assistente de supervisão de estágio do curso de fisioterapia da Fundação Presidente Antônio Carlos

Andréia dos Santos Costa, Universidade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni

Acadêmica do 6º período do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Presidente Antônio
Carlos de Teófilo Otoni

Moanna Martins dos Santos, Universidade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni

Acadêmica do 6º período do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Presidente Antônio
Carlos de Teófilo Otoni

Rodrigo Antônio Montezano Valintim Lacerda, Universidade Iguaçu

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Iguaçu (2002) e Mestrado em Cognição e Linguagem -
linha NEUROCIÊNCIAS pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2007). Atualmente é
Delegado de Representação do CREFITO4, região de Teófilo Otoni - MG é Docentedo Curso de Fisioterapia da
UNIPAC, Campus Teófilo Otoni, MG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Metodologia de
Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Pública, Velhice, AVE

Publicado

2023-06-28

Cómo citar

Saleme, A. P. de F., Costa, A. dos S., Santos, M. M. dos, & Lacerda, R. A. M. V. (2023). THE IMPORTANCE OF THE PHYSICAL EDUCATION PROFESSIONAL IN CHILD EDUCATION. Revista Saúde Dos Vales, 1(1), 38–52. Recuperado a partir de https://revista.unipacto.com.br/index.php/rsv/article/view/6

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