POLIFARMÁCIA EM IDOSOS:
A INFLUÊNCIA DO MARKETING NA PRESCRIÇÃO MÉDICA E A PROMOÇÃO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS POR MEIO DA DESPRESCRIÇÃO FARMACÊUTICA
Palabras clave:
Polifarmácia, desprescrição, população idosa, marketing farmacêuticoResumen
A projeção demográfica para os próximos anos mostrará uma população mais envelhecida e, consequentemente, uma maior demanda pela utilização da farmacoterapia. Devido à elevada carga de doenças crônicas e manifestações clínicas que acompanham o avançar da idade, os idosos tornam-se os principais consumidores de medicamentos. Ademais, é sabido que o marketing farmacêutico também contribui para esse consumo, uma vez que o mesmo exerce grande influência sobre médicos e usuários. As consequências do uso excessivo de medicamentos, principalmente pelos pacientes geriátricos são bem conhecidas e estudadas, tendo impacto não apenas no âmbito clínico como também econômico. Nesse contexto, a inserção da desprescrição farmacêutica se torna relevante, haja vista que a mesma contribui de forma significativa na redução de desfechos clínicos negativos. O farmacêutico tem papel essencial nesse processo, sendo responsável por monitorar a terapia medicamentosa e orientar o paciente, desenvolvendo uma abordagem clínica que priorize os medicamentos a serem mantidos ou interrompidos, visando maximizar os benefícios e reduzir os danos. Considerando que o tratamento farmacológico constitui uma das principais condutas terapêuticas, estratégias como a desprescrição farmacêutica mostrou ser útil para o alcance de melhores resultados na farmacoterapia, proporcionando uma efetiva participação do profissional farmacêutico e maior segurança aos pacientes.