A LOGOTERAPIA COMO ALTERNATIVA PARA O TRATAMENTO DE DOCENTES COM SÍNDROME DE BURNOUT

Autores/as

  • Ítalo Vieira dos Santos Alves Graduando do Curso de Psicologia da Faculdade Doctum de Serra-ES
  • Augusto Cezar Romero Resende Professor orientador do Curso de Psicologia da Faculdade Doctum de Serra-ES
  • Lucio Onofri Professor de TCC Unidoctum Teófilo Otoni

Resumen

 

Resumo: A Psicologia humanista se apoia na visão de que os seres humanos são indivíduos únicos e, que devem ser tratados e reconhecidos dessa forma. Uma de suas abordagens é a Logoterapia, conhecida como a terceira escola de psicoterapia austríaca, teoria essa fundada por Viktor Emil Frankl, um neuropsiquiatra austríaco sobrevivente de quatro campos de concentração durante a segunda guerra mundial. Na área da Logoterapia, são colocados em destaque os conceitos de: livre arbítrio, auto realização e Vazio Existencial, este último é algo que se faz presente na vida do ser humano, seja ele em menor ou maior grau. É possível sentir ou vivenciá-lo em diversas circunstâncias e áreas da vida, é facilmente encontrado em pessoas com sintomas de depressão e podemos identificá-lo como um dos sintomas da síndrome de burnout. O objetivo desse artigo científico é descrever a Logoterapia como uma ferramenta de auxílio ao tratamento da síndrome de burnout em docentes. O método de pesquisa utilizado em relação à caracterização da Logoterapia e sindrome de burnout é a partir de levantamentos bibliográficos, cujos instrumentos utilizados são estudos relevantes para área com base nas obras de Viktor Frankl e, também, de diversos autores em evidência na discussão desta pesquisa científica.

Publicado

2023-08-31

Cómo citar

Ítalo Vieira dos Santos Alves, Augusto Cezar Romero Resende, & Lucio Onofri. (2023). A LOGOTERAPIA COMO ALTERNATIVA PARA O TRATAMENTO DE DOCENTES COM SÍNDROME DE BURNOUT. Revista Saúde Dos Vales, 4(1). Recuperado a partir de https://revista.unipacto.com.br/index.php/rsv/article/view/1558

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