CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NA SAÚDE: BREVES CONSIDERAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.61164/rsv.v5i1.3901Keywords:
Saúde, Ciência, Tecnologia, Sociedade, CTSAbstract
A educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) deve ser considerada não como uma disciplina ou conteúdo escolar específico, mas sim como uma abordagem metodológica no processo de ensino-aprendizagem que abrange a totalidade da ciência e da tecnologia. As investigações sobre ciência, tecnologia e sociedade no campo da saúde têm se revelado essenciais para a compreensão e análise do impacto das inovações tecnológicas na medicina e na saúde pública. A inter-relação entre esses três componentes, ciência, tecnologia e sociedade tem suscitado reflexões significativas acerca de questões éticas, sociais e políticas vinculadas ao desenvolvimento e à aplicação de novas tecnologias na área da saúde. Conclui-se que essa esfera pode tratar de temas pertinentes como a utilização da inteligência artificial na medicina, a produção e distribuição de vacinas, as alterações nos estilos de vida decorrentes da pandemia, além dos dilemas éticos associados à pesquisa com seres humanos, contribuindo de forma substancial para o progresso do setor da saúde.
References
LAYTON, David. Revaluing the T in STS. International Journal of Science Education, v. 10, n. 4, p. 367-378, 1988.
LÓPEZ, JLL; CEREZO, JAL. Educación CTS en acción: enseñanza secundaria y universidad: una introducción al estudio social de la ciencia y la tecnología. Madrid: Editorial Tecnos SA, 1996.