ANÁLISE APLICADA DO COMPORTAMENTO E ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Abstract
A Análise Aplicada do Comportamento (Applied Behavior Analysis - ABA) é uma forma de atuação do analista do comportamento utilizada para compreender e modificar o comportamento das pessoas tanto de desenvolvimento típico, quanto de desenvolvimento atípico. Os estímulos discriminativos ambientais podem eliciar respostas operantes modeladas pelas consequências estabelecidas para que se alcance os devidos fins terapêuticos através da aprendizagem comportamental. Um dos princípios da Análise Aplicada do Comportamento é estimular as crianças com técnicas e métodos de modificação do comportamento para que seu cérebro encontre novos caminhos de produzir condutas assertivas, como o ensino de habilidades sociais. O Transtorno do Espectro Autista - TEA é uma condição que afeta o neurodesenvolvimento das crianças acarretando grandes dificuldades nas áreas cognitivas e sociais, portanto o treino de habilidades sociais ou condutas assertivas através da Análise Aplicada do Comportamento ou ABA, sigla em inglês, mais comumente conhecida, é uma das formas de atuação promissora diante deste cenário. Logo, pretendeu-se atualizar os conhecimentos sobre a Análise do Comportamento Aplicada ou ABA em relação ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA. Objetivou-se revisão bibliográfica, visto que se priorizou a compreensão e exposição do tema Análise do Comportamento Aplicada -ABA voltado para o atendimento de crianças com o Transtorno do Espectro Autista - TEA em Psicologia.