COMO O BRASIL, O ESTADO DE MINAS GERAIS E O MUNÍCIPIO DE TEÓFILO OTONI ATUAM EM RELAÇÃO AO COMBATE, DIVULGAÇÃO E PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTIL
Palavras-chave:
Abuso Infantil, Combate e Prevenção, Órgãos PúblicosResumo
O presente trabalho tem por finalidade abordar a questão de como o Brasil, o estado de Minas Gerais e o munícipio de Teófilo Otoni atuam no combate à violência sexual infantil, também conhecido como abuso infantil. O próprio nome já traz em seu bojo o que comporta neste ato, que não é somente o ato sexual sem o consentimento do menor, mas também a exposição pornográfica, toques em regiões íntimas juntamente com a violência física e psicológica, são atos de caráter repetitivo e intencional, sendo assim, impossibilita o menor de se defender. Atualmente são recebidas constantes denúncias desse ato na esfera do Poder Judiciário, no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), no Ministério Público, Conselho Tutelar e em Delegacias Especializadas. É importante ressaltar que tal problemática afeta diretamente a sociedade como um todo, devido a isso é extremamente necessária uma análise aprofundada para que seja feita de forma correta a reparação causada na criança e adolescente, pois o não tratamento eficaz pode acarretar em uma série de problemas psicológicos que afetaram gravemente a família do menor que sofreu esta infração. Logo, o respectivo trabalho acadêmico tem por objetivo, analisar e fazer uma amostragem do empenho que todas as esferas do Poder Público têm para prevenir e combater este ato. Ademais, pretendemos aprofundar em leis que garante o direito da criança e dos adolescentes, e as medidas que são tomadas para quem comete este delito.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.