COLCHA DE RETALHOS:
UMA EXPERIÊNCIA DE TRANSFORMAÇÃO
Palavras-chave:
Metodologia Ativa, Aprendizagem, TransformaçãoResumo
O presente trabalho relata o processo de formação vivenciado no Curso de Capacitação em Vigilância em Saúde promovido pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Sírio Libanês, em Teófilo Otoni, no ano de 2017, que tem como o objetivo demonstrar a transformação que a pós-graduação, baseada em metodologias diferenciadas pode provocar no educando, baseando na vivência no decorrer do curso, em pequenas estratégias como se fossem pedaços de tecidos e em referências pertinentes ao tema, formando assim uma colcha de retalhos. Durante todo o curso as várias estratégias de metodologia ativa foram apresentadas e desenvolvidas como “Situação Problema” e a Espiral Construtivista, Cine Viagem e as Narrativas, TBL – Team Based Learning (Aprendizado Baseado em Equipe), atividades auto dirigidas – AAD, oficinas de trabalho, feira de talentos, construção do portfólio e do projeto aplicativo, sendo todas essenciais. Cada atividade era como se fosse um pequeno retalho de tecido, que isoladamente e a princípio parecia apenas uma simples atividade. Aos poucos, as atividades se entrelaçavam e cada pedaço de retalho não estava mais sozinho e sim atrelado a outro pedaço, que por fim, se transformou em uma grande colcha de retalhos. Essa colcha de retalhos proporcionou uma vivência sensacional, que resultou em uma experiência de transformação. Com as metodologias ativas de aprendizagem foi possível desenvolver uma consciência crítica e descobrir que a transformação é um processo constante, sempre aprendendo a aprender.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.