JOGOS COOPERATIVOS COMO SUBSÍDIO PARA POSSIBILITAR A AUTOESTIMA DOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Jogos cooperativos, Educação Física, Autoestima, InclusãoResumo
Vive-se hoje em uma sociedade competitiva, em que os valores de cooperação, solidariedade e união precisam ser cada vez mais compartilhados e transmitidos por todos, principalmente no ambiente escolar. Este trabalho se justifica por ser o jogo cooperativo considerado como um dos jogos mais inclusivos e participativos para os alunos, promovendo a autoestima, formando o indivíduo integralmente não apenas no seu âmbito escolar, mas em sua vida. Tem-se como objetivo geral abordar os aspectos da inclusão dos alunos com necessidades especiais na educação básica por meio dos jogos cooperativos contribuindo com a elevação da autoestima e como objetivos específicos: discorrer sobre os jogos cooperativos; relatar as possibilidades de diálogo com o trabalho cooperativo dentro da inclusão; identificar os jogos cooperativos na ajuda da autoestima superando dificuldades. A metodologia utilizada foi uma análise literária de artigos, revistas, sites, livros de renomados estudiosos do tema como Kishimoto (2011), Soler (2012), Brotto (2012), Ferreira (2010), dentre outros. Considerou-se uma pesquisa qualitativa, uma vez que não utilizou-se estatística, pesos ,medidas que determinam quantidade. Quanto aos fins, pode-se considerar que foi explicativa: que conforme VERGARA (2007) tem como principal objetivo tornar as ações estudadas em dados de fácil compreensão, justificando e explicando os seus principais motivos. Os resultados evidenciaram a importância dos jogos cooperativos como estratégia no trabalho do professor de Educação Física na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais promovendo a autoestima e estimulando uma aprendizagem prazerosa.
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