METODOLOGIAS DE ENSINO: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Emerson Aparecido Augusto UFSCar
  • Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra UFSCar
  • Ubirajara Donisete Ferreira Leão UFSCar
  • Rafaela Vereda Goffredo Santini UFSCar
  • Plínio Gabriel João UFSCar
  • Fernando de Natali Frascá UFSCar
  • Jaqueline Contarin UFSCar
  • Renan Antônio da Silva UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.3991

Palavras-chave:

Ensino, Metodologias, Tecnologia, Aprendizagem

Resumo

As metodologias de ensino pertencem aos desiguais rumos, planos e interpelações habitualmente usadas pelos educadores a fim de oportunizar a aprendizagem. São essenciais para moldar o sistema pedagógico às demandas dos alunos, aos propósitos educativos e ao assunto a ser lecionado. No decurso do tempo, tais técnicas se transformaram, acompanhando alterações sociais, tecnológicas e educacionais. Diante das elementares metodologias habituais evidencia-se a expositiva, centralizada no docente como condutor do conhecimento. Embora ainda ser frequente, esse processo tem se tornado progressivamente integralizada ou mudada por interpretações ativas que inserem os alunos como personagem do respectivo aprendizado. As ferramentas ativas, a exemplo da aprendizagem baseada em problemas, sala de aula invertida, aprendizagem por projetos e cases, procuram fortalecer aptidões que os ajudam nesse processo dinâmico e colaborativo. É necessário aperfeiçoar a participação do estudante acerca da inserção do conhecimento. Além do mais, a tecnologia tem empreendido uma incumbência significativa na renovação do ensino. Recursos digitais, utilizados dentro e fora do ambiente escolar, propicia experiências mais prazerosas e participativas. A seleção de metodologias deriva de inúmeros motivos, por exemplo, o perfil da turma, as metas de conhecimento, o assunto, os recursos disponíveis e o nível de conhecimento do professor. A efetividade do ensino encontra-se justamente associada à competência de sistematizar diferentes estratégias, preservando a diversidade e favorecendo a inclusão. Em suma, metodologias de ensino não são recursos definidos, mas instrumentos dinâmicos que carecem ser frequentemente remodeladas a fim de assegurar uma educação significativa, crítica e transformadora.

Referências

APOSO, R; VAZ, F. Introdução a Teoria da Aprendizagem. 2002. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6568. Acesso em: 01 maio 2025.

BACICH, Lilian; TANZI NETO, Achilles; TREVISANI, Fernando. Metodologias Ativas: Uma abordagem prática para o ensino inovador. Porto Alegre: Penso, 2015.

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/34/metodologias-ativas-e-suas-potencialidades-para-a-educacao-a-distancia-ensino-remoto-e-hibrido. Acesso em: 03 maio 2025.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011. Disponível em: https://www.iesp.edu.br/sistema/uploads/arquivos/publicacoes/a-eficacia-das-metodologias-ativas-no-ensino-aprendizagem-autor-silva-marcia-belarminio-da-.pdf. Acesso em: 29. abr. 2025.

CHIARELLA, Tatiana et al. A Pedagogia de Paulo Freire e o Processo Ensino-Aprendizagem na Educação Médica. Rev. bras. educ. med. Rio de Janeiro, v. 39, n.3, p. 418-425, Sept. 2015. Disponível em https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/inovando-o-ensino. Acesso em: 29. abr. 2025.

DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/download/20185/14399/85416.

Acesso em: 29 abr. 2025.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, Paz e Terra, 23ª Edição, São Paulo, 1970.Dosponível em: http://www.dialogosplurais.periodikos.com.br/article/6127f7daa953950dd529f294/pdf/dialogosplurais-2-2-113.pdf. Acesso em: 30 abr. 2025.

HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caldeirão. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos Proposições. São Paulo: Cortez, 2011.

MORÁN, J. Mudando a Educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II] Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID2434_01102020223933.pdf. Acesso em: 29 abr. 2025.

MORAN, José Manuel. Metodologias Ativas para uma educação Inovadora: uma abordagem teórico-prática. Campinas: Papirus, 2018.

NETO, Rosalvo Carvalho; VICTOR, Valcí Ferreira; CAVALCANTE, Rivadavia Porto;

CASTILHO, Weimar Silva; SENNA, Mary Lucia Gomes Silveira. Metodologias Ativas: teorias da aprendizagem. 2023. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6568. Acesso em: 01 maio 2025.

SOUZA, C. da S.; IGLESIAS, A. G.; PAZIN-FILHO, A. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais – aspectos gerais. Medicina, v. 47, n. 3, p. 284-292, 2014. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID2434_01102020223933.pdf. Acesso em: 29 abr. 2025.

SANTOS, Danielle Fernandes Amaro dos; CASTAMAN, Ana Sara. Metodologias ativas: uma breve apresentação conceitual e de seus métodos. Revista Linhas. Florianópolis, v. 23, n. 51, p. 334-357, jan./abr. 2022.Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/download/20185/14399/85416. Acesso em: 29 abr. 2025.

VALENTE, José Armando. Tecnologia na Escola: a nova Educação que se abre para O futuro. Campinas: Unicamp/NIED, 2016.

Downloads

Publicado

2025-05-15

Como Citar

Augusto, E. A., Guerra, A. de L. e R., Leão, U. D. F., Santini, R. V. G., João, P. G., Frascá, F. de N., Contarin, J., & Silva, R. A. da. (2025). METODOLOGIAS DE ENSINO: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 9(1), 1–18. https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.3991

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>