O USO DA LITERATURA INFANTIL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v6i1.3725

Palavras-chave:

Literatura infantil, Ciências Naturais, Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, sob a forma de estudo de caso único, cujo objetivo é identificar conceitos das Ciências Naturais abordados em contos da literatura infantil de autoria de um professor da região metropolitana de Porto Alegre, RS, por meio da percepção de seus colegas de trabalho conterrâneos. Para tanto, cinco professoras dos anos iniciais e cinco professoras de Ciências Naturais dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas municipais de uma cidade localizada na região metropolitana de Porto Alegre, RS, responderam a um questionário contendo na íntegra a narrativa dos contos infantis desse autor, que elas leram minuciosamente e listaram os conteúdos de Ciências Naturais abordados nesses contos de acordo com suas percepções. As respostas das participantes da pesquisa foram unitarizadas e categorizadas conforme a Análise Textual Discursiva – ATD. A partir disso, conclui-se que os conteúdos de Ciências Naturais abordados nesses contos infantis, listados pelas participantes da pesquisa, podem ser categorizados em: Ecologia; Seres vivos; Saúde; Corpo humano; Matéria. Ainda, esta pesquisa mostrou que a literatura infantil possibilita conexão entre termos da ciência estudada e da língua materna dos estudantes, permitindo a eles melhor compreensão da realidade de modo a refletirem sobre possíveis soluções para problemas enfrentados na natureza causados, muitas vezes, pela ação dos seres humanos.

Referências

CALVINO, Italo. Seis Propostas para o Próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

COLLIS, Jill; HUSSEY, Roger. Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GÓES, Lúcia Pimentel. Introdução à Literatura Infantil e Juvenil. São Paulo: Pioneira, 1991.

MATOS, Diego de Vargas; GUERRA, Avaetê de Lunetta e Rodrigues; BÖES, João Carlos. Influências da literatura infantil para a alfabetização e o letramento na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista OWL (OWL Journal) – Revista interdisciplinar de ensino e educação, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 230–243, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10015932. Disponível em: <https://revistaowl.com.br/index.php/owl/article/view/100>. Acesso em: 29 set. 2024.

MATOS, Diego de Vargas. Curumim: o protetor da floresta. In: Lura Editorial. (Org.). O Reino dos Sonhos. 1. ed. São Caetano do Sul: Lura Editorial, 2023, v. 1, p. 74-75.

MATOS, Diego de Vargas. O dentinho sujinho. In: Lura Editorial. (Org.). O Reino dos Sonhos. 1. ed. São Caetano do Sul: Lura Editorial, 2023, v. 1, p. 76-77.

MATOS, Diego de Vargas. Chapeuzinho pode usar a cor que quiser!. 1. ed. Curitiba: Editorial Casa / Casa Kids, 2023. v. 1. 16p.

MATOS, Diego de Vargas; GUERRA, Avaetê de Lunetta e Rodrigues; SILVA, Aldeni Barbosa da; ROZENDO, Jefferson Florencio; SANTANA, Elker Neri da Silva. O uso de vídeos nas aulas de ciências para o estudo do reino animalia. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 9, n. 11, p. 3364–3378, 2023. DOI: 10.51891/rease.v9i11.12670. Disponível em: <https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/12670>. Acesso em: 28 set. 2024.

MATOS, Diego de Vargas. O ser mágico dos ovos de chocolate. 1. ed. Curitiba: Editorial Casa / Casa Kids, 2024. v. 1. 24p.

MATOS, Diego de Vargas. Pinóquio: o boneco de madeira cadeirante. 1. ed. Curitiba: Editorial Casa / Casa Kids, 2024. v. 1. 12p.

MATOS, Diego de Vargas. Sem sujar, a Floresta Encantada podem visitar!. In: Lura Editorial. (Org.). A Floresta Encantada: contos e fábulas. 1. ed. São Caetano do Sul: Lura Editorial, 2024, v. 1, p. 98-99.

MATOS, Diego de Vargas. Toda lagarta pode virar borboleta se tivermos paciência. In: Lura Editorial. (Org.). A Floresta Encantada: contos e fábulas. 1. ed. São Caetano do Sul: Lura Editorial, 2024, v. 1, p. 96-97.

MATOS, Diego de Vargas. Alice e Hugo descobrem a verdade sobre alguns animais invertebrados. In: Lura Editorial. (Org.). Aventuras no Fundo do Mar. 1. ed. São Caetano do Sul: Lura Editorial, 2025.

MATOS, Diego de Vargas. Alice e Hugo descobrem mais sobre a vida dos peixes-palhaços e das anêmonas. In: Lura Editorial. (Org.). Aventuras no Fundo do Mar. 1. ed. São Caetano do Sul: Lura Editorial, 2025.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2. ed. rev. Ijuí: Unijuí, 2011.

SMOLE, Kátia Cristina Stocco; CÂNDIDO, Patrícia Terezinha; STANCANELLI, Renata. Matemática e literatura infantil. 2. ed. Belo Horizonte, MG: Ed. Lê, 1997.

YIN, Robert Kuo-Zuir. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

YUNES, Eliana; PONDÉ, Glória. Leitura e Leituras da Literatura Infantil. São Paulo: FTD, 1989.

Downloads

Publicado

2025-03-30

Como Citar

Matos, D. de V., Böes, J. C., Camargo, M. de, Guerra, A. de L. e R., & Purificação, M. M. (2025). O USO DA LITERATURA INFANTIL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 6(1), 1–10. https://doi.org/10.61164/rmnm.v6i1.3725

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)