O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DE PAULO FREIRE E A ABORDAGEM CENTRADA NO ESTUDANTE DE CARL ROGERS
Palabras clave:
Educação Humanista, Educação Bancária, Educação Centrada no Estudante, Aprendizagem SignificativaResumen
Este trabalho aborda a educação centrada no estudante é uma proposta de ensino baseada na Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), criada por Carl Rogers, que tem como objetivo a construção de uma educação voltada para o desenvolvimento das potencialidades e automonia dos estudantes; em conexão com as contribuições de Paulo Freire, que critica a educação bancária brasileira, deixando o aluno na posição de depositário de conhecimento, condição esta que o torna um ser passivo e inautentico, que tem seus saberes e história de vida ignorada. O objetivo do estudo é descrever os princípios educacionais propostos por Carl Rogers e Paulo Freire e seus diferenciais em relação ao método de educação tradicional. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliografica,de abordagem qualitativa, descritiva quanto aos fins. Os achados na literatura revelam que a educação tradicional é impositiva, rígida, não permitindo a exploração das potencialidades dos indivíduos, não considera realidades sociais diferentes, é baseada em uma realidade social apenas, sendo essencialmente elitista. Pode-se afirmar que os dois pensadores em tela,apresentaram importantes contribuições para a construtução de uma educação humanista, significativa, não-diretiva, não bancária, tendo o estudante como ator principal, responsável pela construção de seu conhecimento e pela condução de seu processo de aprendizagem.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.