O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DE PAULO FREIRE E A ABORDAGEM CENTRADA NO ESTUDANTE DE CARL ROGERS
Keywords:
Educação Humanista, Educação Bancária, Educação Centrada no Estudante, Aprendizagem SignificativaAbstract
Este trabalho aborda a educação centrada no estudante é uma proposta de ensino baseada na Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), criada por Carl Rogers, que tem como objetivo a construção de uma educação voltada para o desenvolvimento das potencialidades e automonia dos estudantes; em conexão com as contribuições de Paulo Freire, que critica a educação bancária brasileira, deixando o aluno na posição de depositário de conhecimento, condição esta que o torna um ser passivo e inautentico, que tem seus saberes e história de vida ignorada. O objetivo do estudo é descrever os princípios educacionais propostos por Carl Rogers e Paulo Freire e seus diferenciais em relação ao método de educação tradicional. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliografica,de abordagem qualitativa, descritiva quanto aos fins. Os achados na literatura revelam que a educação tradicional é impositiva, rígida, não permitindo a exploração das potencialidades dos indivíduos, não considera realidades sociais diferentes, é baseada em uma realidade social apenas, sendo essencialmente elitista. Pode-se afirmar que os dois pensadores em tela,apresentaram importantes contribuições para a construtução de uma educação humanista, significativa, não-diretiva, não bancária, tendo o estudante como ator principal, responsável pela construção de seu conhecimento e pela condução de seu processo de aprendizagem.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.