A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
MEDIAÇÂO DO PROFESSOR PARA FAVORECER O POTÊNCIAL COGNITIVO
Palabras clave:
Transtorno do Espectro Autista, Educação Infantil, Potencial Cognitivo, Mediação do professorResumen
A Lei nº 12.764, de 27 de dezembro/2012, nomeada Lei Berenice Piana, assegura os direitos da pessoa com transtorno do espectro autista e no seu art. 4º institui o direito à escolaridade em um sistema educacional inclusivo. Reconhecendo a legalidade e a importância da formação da criança com transtorno do espectro autista (TEA), ainda na educação infantil, cabe a preocupação de pesquisar como o professor pode mediar o ensino-aprendizagem para favorecer o potencial cognitivo dessa criança na educação infantil. Para isso é necessário que um bom professor mediador busque intervenções de maneira significativa para desenvolver a cada etapa o potencial cognitivo do aluno com TEA. O autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento com variações em gravidade (leves a graves) e são denominados transtornos do espectro do autismo ou transtorno do espectro autista (TEA), apresentando características diferenciadas no quadro comportamental envolvendo também as áreas da interação social e da comunicação. Esse artigo tem objetiva analisar estratégias de mediação do professor para favorecer o potencial cognitivo com TEA. A metodologia utilizada quanto à abordagem é qualitativa. Quanto aos meios foi uma revisão literária no sentido de buscar em diversas produções científicas alternativas educativas que venham a atender as crianças com TEA, tanto no aspecto cognitivo, afetivo, quanto na interação com os colegas.
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