A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – O ENFOQUE DE DAVID AUSUBEL

Autores/as

  • Arcilene Aparecida Rihs Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Cesario Ferreira de Almeida Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni

Palabras clave:

Aprendizagem significativa, Aprendizado, Contexto educacional

Resumen

A teoria de David Ausubel foca na aprendizagem cognitiva, e, com isso, ele propõe uma explicação de forma teórica do processo de ensino e aprendizagem. Ausubel baseia-se na ideia de que existe uma estrutura na qual organização e integração de aprendizagem se comungam. Para ele, o ponto principal do sucesso da aprendizagem é aquilo que o aluno já sabe, o que já está assimilado por ele, no decorrer do aprendizado de sua vida, logo essa aprendizagem pode funcionar como ponto de ancoragem para as novas ideias. Desse modo, nesse artigo, propõe-se a reflexão, a partir de uma revisão conceitual dos principais aspectos da Teoria de David Ausubel sobre a utilização da aprendizagem significativa. Assim, o objetivo deste artigo é identificar as propostas sobre a aprendizagem escolar e a instrução formuladas pelo psicólogo norte-americano David Paul Ausubel e outros autores.

Publicado

2023-07-25

Cómo citar

Rihs, A. A., & Almeida, C. F. de. (2023). A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – O ENFOQUE DE DAVID AUSUBEL. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(1). Recuperado a partir de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/500