A IMPORTÂNCIA DA PROXIMIDADE FAMÍLIA E ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DA CRIANÇA NO ENSINO INFANTIL

Autores

  • Dorotéia Alves de Souza1 Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni – FUPAC – TO
  • Cesário Ferreira de Almeida Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Família, escola, educação infantil, relação dual

Resumo

A cada dia buscam-se melhores formas de aprendizado no âmbito escolar. A aproximação da família e a escola se apresentam como uma boa estratégia para auxiliar no processo de desenvolvimento infantil escolar. O artigo destaca a importância da aproximação da família e a escola no desenvolvimento escolar da criança no ensino infantil já que a relação entre família e escola enfrenta grandes desafios frente a ocupação dos pais, a quantidade de filhos ou até mesmo a tradicionalização da escola. Estes fatores podem interferir na intensidade com que os pais e professores interajam de forma a beneficiar o aluno. Objetiva-se com este estudo verificar como pode ocorrer o estimulo e a aproximação da família no ambiente escolar além de investigar a importância da família na escola, analisar como a família pode influenciar no desenvolvimento escolar da criança e identificar qual o papel do pedagogo com relação à proximidade da família. A metodologia utilizada é uma revisão literária de livros, artigos e trabalhos científicos encontrados em sites acadêmicos. Por meio dos estudos feitos pode-se verificar a importância e a influência que a família tem no aprendizado do aluno, principalmente no ensino infantil. A família e a escola devem andar de mãos dadas para que haja a melhor promoção da educação. O papel do professor é fazer com que esta aproximação seja garantida.

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Publicado

2023-07-25

Como Citar

Souza1, D. A. de, & Almeida, C. F. de. (2023). A IMPORTÂNCIA DA PROXIMIDADE FAMÍLIA E ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DA CRIANÇA NO ENSINO INFANTIL. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(1). Recuperado de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/422