A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – O ENFOQUE DE DAVID AUSUBEL
Keywords:
Aprendizagem significativa, Aprendizado, Contexto educacionalAbstract
A teoria de David Ausubel foca na aprendizagem cognitiva, e, com isso, ele propõe uma explicação de forma teórica do processo de ensino e aprendizagem. Ausubel baseia-se na ideia de que existe uma estrutura na qual organização e integração de aprendizagem se comungam. Para ele, o ponto principal do sucesso da aprendizagem é aquilo que o aluno já sabe, o que já está assimilado por ele, no decorrer do aprendizado de sua vida, logo essa aprendizagem pode funcionar como ponto de ancoragem para as novas ideias. Desse modo, nesse artigo, propõe-se a reflexão, a partir de uma revisão conceitual dos principais aspectos da Teoria de David Ausubel sobre a utilização da aprendizagem significativa. Assim, o objetivo deste artigo é identificar as propostas sobre a aprendizagem escolar e a instrução formuladas pelo psicólogo norte-americano David Paul Ausubel e outros autores.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.