ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÂO DO ALUNO SURDO E DO DEFICIENTE AUDITIVO NA REDE REGULAR DE ENSINO
Palabras clave:
Inclusão, Surdo, Deficiente auditivo, Rede regular de ensino, AprendizagemResumen
Em relação à inclusão no contexto social e intelectual na escola regular verificam-se políticas públicas adotadas para aplicabilidade. Com base na Declaração de Salamanca, (1994): “todos os alunos devem aprender juntos, sempre que possível independente das dificuldades que apresentem”; e deve-se assegurar a estes alunos o direito ao ensinoaprendizagem. Neste sentido certifica-se a inclusão de alunos surdos e com deficiência auditiva que vem tendo suporte na sala de recursos e com o intérprete da língua de sinais para acompanhamento individual em sala, além dos professores que na graduação recebem aula de LIBRAS para melhor desempenho com os mesmos. Busca-se neste artigo oferecer meios para efetiva inclusão dos alunos surdos e com deficiência auditiva na rede de ensino regular, direito, assegurado pela LDB 9394/96, Art. 4, inciso III, bem como seus reflexos no desenvolvimento deste aluno. A metodologia constitui em uma revisão de literatura de autores e documentos como Lacerda (2006), Reily (2003), Quadros (2004), Sassaki (1997), Declaração de Salamanca (1994), LDB (1996) entre outros.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.