OS VALORES DENTRO DA ÉTICA PROFISSIONAL NAS ESCOLAS DO ENSINOFUNDAMENTAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS
Palabras clave:
Ética, Educação, DiálogoResumen
O mundo vive uma crise de valores que começa na Família e se estende para as demais Instituições que compõe a Sociedade. Esta crise repercute diretamente na escola, daí, falar em ética e moral nas escolas reporta a um estudo sobre valores indispensáveis aos profissionais da educação. Embora as palavras que as designam terem a mesma origem etimológica, os conceitos de ética e moral incorporam, em seu percurso histórico, significações diferenciadas. Para tanto se levantou a seguinte pergunta problema: que valores foram destacados e que são necessários para garantir a Ética profissional nas escolas do ensino fundamental no Estado de Minas Gerais?No âmbito da Filosofia faz-se uma distinção entre elas, definindo a moral como um conjunto de princípios, crenças, regras que orientam o comportamento dos indivíduos nas diversas sociedades, e a ética como a reflexão critica sobre a moral. Foi traçado como objetivo identificar os vícios comportamentais de conduta na tentativa de oferecer propostas que mudem a atuação dos profissionais e dos discentes na sala de aula. A ética não é a moral e, portanto, não pode ser reduzida a um conjunto de normas e prescrições; sua missão é explicar a moral efetiva. A ética pode servir para fundamentar uma moral, sem ser em si mesma normativa ou preceptiva. Por meio da ética, integra-se no espaço escolar a necessidade de vinculá-la como norteadora do comportamento, das ações, atitudes etc., dos educadores. A presença da ética nas Instituições de ensino fundamental permite o dialogo constante entre os educadores com a busca de solucionar os problemas educativos
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.