PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE HABILIDADES SOCIAS E SENTIDO DA VIDA:
ESTUDO DE VIABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v3i3.2219Palavras-chave:
adolescentes; habilidades sociais; sentido e busca de sentido da vida; promoção da saúde escolar; estudo de viabilidade.Resumo
A adolescência é uma fase de transformações e da busca por uma identidade, sendo importante oferecer recursos que favoreçam a saúde mental do adolescente. Nesse cenário, a promoção de habilidades sociais, sentido e busca de sentido da vida pode atuar como recursos que atuam como mecanismos de proteção ao indivíduo. O presente estudo objetivou verificar a viabilidade de um programa de promoção de habilidades sociais, sentido e busca de sentido da vida em adolescentes. Participaram 11 alunos dos anos finais do ensino fundamental de escolas de uma cidade do interior paulista. Os instrumentos utilizados foram Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes, Questionário de Sentido da Vida, Questionário Critério Brasil, Diário de Campo, Programa Zoe. Tratou-se de um estudo de viabilidade (descritivo e de medidas repetidas). O programa foi aplicado de maneira online, durante 12 semanas, com duração de uma hora e meia cada um. Os resultados apontaram adequação nos itens de viabilidade avaliados dentre os quais ganhos dos participantes nas variáveis avaliadas por medidas repetidas. Conclui-se que o programa pode contribuir com recursos importantes aos adolescentes, podendo ser aplicado com parceria com instituições escolares.
Referências
ABREU, S.; BARLETTA, J. B.; MURTA, S. G. Prevenção e promoção em saúde mental: pressupostos teóricos e marcos conceituais. In MURTA, S. G.; LEANDRO-FRANÇA, C.; SANTOS, K. B. dos; POLEJACK, L. (org). Prevenção e Promoção em Saúde Mental: fundamentos, planejamento e estratégias de intervenção. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2015, pp. 54-74.
BAUMEL, W. T.; CONSTANTINO, J. N. Implementing Logotherapy in Its Second Half-Century: Incorporating Existential Considerations Into Personalized Treatment of Adolescent Depression. Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, v. 59, n. 9, p. 1012-1015, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jaac.2020.06.006. Acesso em: 24 out 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jaac.2020.06.006
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
DELL’ AGLI, B. A. V.; OLIVEIRA, R, de C.; VIEIRA, K. E.; YAEGASHI, S. F. R.; CAETANO, L. M. Indicadores de bem-estar subjetivo e a relação com o desempenho escolar e comportamental em adolescentes. Notandum, v. 58, p. 97-117, dez 2021. Disponível em: https://doi.org/10.4025/notandum.vi58.58473. Acesso em: 10 jan 2022. DOI: https://doi.org/10.4025/notandum.vi58.58473
DAMÁSIO, B. F.; KOLLER, S. H. Meaning in Life Questionnaire: Adaptation process and psychometric properties of the Brazilian version. Revista Latinoamericana de Psicología, v.47, n. 3, p. 185–195, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.rlp.2015.06.004. Acesso em: 04 ago 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rlp.2015.06.004
DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. A importância das tarefas de casa como procedimento para a generalização e validação do treinamento de habilidades sociais. In: Guilhardi, H. J.; Aguirre, N. C. (org.). Primeiros passos em análise do comportamento e cognição. 1. Ed. Santo André: ESETec Editores Associados, 2005, p. 56-74.
DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Inventário de habilidades sociais para adolescentes (IHSA-Del-Prette): manual de aplicação, apuração e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.
DEL PRETTE, Z.; DEL PRETTE, A. Base conceitual, valores e compromissos no campo das habilidades sociais e relações interpessoais: conceptual basis, values and comprimises in the field of social skills and interpersonal relashionships. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 19, n. 2., 2023. Disponível em: https://doi.org/10.54399/rbgdr.v19i2.6997. Acesso em: 3 set 2019. DOI: https://doi.org/10.54399/rbgdr.v19i2.6997
DURGANTE, H.; DELL´AGLIO, D. D. Critérios metodológicos para a avaliação de programas de intervenção em psicologia. Avaliação Psicológica, v. 17, n. 1, p. 155-162, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1701.15.13986. Acesso em: 20 jul 2023. DOI: https://doi.org/10.15689/ap.2017.1701.15.13986
FRANKL, V. E. O sofrimento humano: fundamentos antropológicos da psicoterapia. Tradução: R. Bittencourt e K. Bocarro. São Paulo: É Realizações, 2019.
FOGAÇA, F. F. S.; TATMATSU, D.; COMODO, C. N.; DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. O desenvolvimento de habilidades sociais na adolescência como ápice comportamental. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, v. 21, n. 2, p. 217–231, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.31505/rbtcc.v21i2.1162. Acesso em: 10 jan 2024. DOI: https://doi.org/10.31505/rbtcc.v21i2.1162
GOLSHIRI, P.; MOSTOFI, A.; ROUZBAHANI, S. The effect of problem-solving and assertiveness training on self-esteem and mental health of female adolescents: a randomized clinical trial. BMC Psychol, v. 11, n. 1, p. 106, 9 apr 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s40359-023-01154-x. Acesso em: 10 jan 2024. DOI: https://doi.org/10.1186/s40359-023-01154-x
FUSAR-POLI, P.; PABLO, G. S. DE; MICHELI, A. DE; NIEMAN, D. H.; CORRELL, C. U.; KESSING, L. V.; PFENNIG, A.; BECHDOLF, A.; BORGWARDT, S.; ARANGO, C; VAN AMELSVOORT, T. What is good mental health? A scoping review. European Neuropsychopharmacology, v. 31, p. 33-46, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.euroneuro.2019.12.105. Acesso em: 20 mar 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.euroneuro.2019.12.105
PENNA-DE-CARVALHO, A.; COIMBRA, S.; GATO, J.; LEME, V. Social skills, family support and school climate among sixth grade students. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, v. 10, n. 1, p. 76–94, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.17979/reipe.2023.10.1.9538. Acesso em: 20 mar 2022. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2023.10.1.9538
KASLER, J.; WHITE, G. W.; ELIAS, M. J. Evaluation of the meaning of life program in Israel. Peabody Journal of Education, v. 88, n. 2, p. 243–260, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1080/0161956X.2013.775880. Acesso em: 16 out 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/0161956X.2013.775880
OLIVEIRA, W. A. de; SILVA, J. L. da; ANDRADE, A. L. M.; MICHELI, D. D.; CARLOS, D. M.; SILVA, M. A. I. A saúde do adolescente em tempos da COVID-19: scoping review. Cadernos de Saúde Pública [online], v. 36, n. 8, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00150020. Acesso em: 29 fev 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00150020
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Diretrizes sobre intervenções de promoção e prevenção em saúde mental para adolescentes.Brasília, D.F.: OPAS; 2023. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/57453/9789275727133_por.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 29 fev 2024.
PAPALIA, D.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento Humano. 12ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
PEREIRA, L. B.; DONATO-OLIVA, A.; PELUSO, M. L. Intervenções em TCC baseada na internet com adolescentes: uma revisão sistemática. Rev. bras. ter. cogn., v. 17, n. 2, p. 87-95, dez 2021. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbtc/v17n2/v17n2a03.pdf. Acesso em: 29 fev 2024. DOI: https://doi.org/10.5935/1808-5687.20210013
ŞANLI, E.; ERSANLI, K. The effects of psycho-education program based on logotherapy for the development of a healthy sense of identity in emerging adulthoods. Curr Psychol, v. 40, p .4173–4188, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s12144-020-01009-3. Acesso em: 29 fev 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/s12144-020-01009-3
SANTROCK, J. W. Adolescência. Tradução: S. M. da Rosa, 14. ed. AMGH, 2013.
SCORSOLINI-COMIN, F.; MANZI-OLIVEIRA, A. B.; CASARINI, K. A.; JACQUEMIN, R. C.; SANTOS, M. A. dos. Avaliação de programas de intervenção com adolescentes: limites, avanços e perspectivas. Journal of Human Growth and Development, v. 21, n. 3, p. 883-893, 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbcdh/v21n3/15.pdf. Acesso em: 28 abr 2023. DOI: https://doi.org/10.7322/jhgd.20041
MARTINS, P. B.; AZEVEDO, J. T. B.; RIEGEL, F.; LOURENÇÃO, L. G.; SILVA, T. F. DA; NODARI, P. R. G.; SILVA, L. S. da; LEMES, A. G.; TERÇAS-TRETTEL, A. C. P.; NASCIMENTO, V. F. do. Predição de suicídio entre adolescentes a partir da última década pré-pandêmica em Mato Grosso. Arq. ciências saúde UNIPAR, v. 27, n. 2, 2023. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9366. Acesso em: 28 jan 2024. DOI: https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i2.2023-006
PEARSON, M.; CHILTON, R.; WYATT, K.; ABRAHAM, C.; FORD, T.; WOODS, H. B.; ANDERSON, R. Implementing health promotion programmes in schools: a realist systematic review of research and experience in the United Kingdom. Implementation Science, v. 10, n. 1, p. 149., 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s13012-015-0338-6. Acesso em: 16 out 2021. DOI: https://doi.org/10.1186/s13012-015-0338-6
SENNA, S. R.; DESSEN, M. A. Contribuições das teorias do desenvolvimento humano para a concepção contemporânea da adolescência. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 28, n.1, p. 101–108, 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722012000100013. Acesso em: 16 out 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722012000100013
WATANABE, A. L. A.; COLERE, J.; MARTINS, P. S. O desenvolvimento de habilidades sociais como recursos de promoção à saúde e qualidade de vida. Revista Gestão e Saúde, v. 22, n. 2, p. 96-110, 2020. Disponível em: https://www.herrero.com.br/files/revista/filedd95beae2286c800ec3f8320b88f098a.pdf. Acesso em: 28 jan 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.