PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE HABILIDADES SOCIAS E SENTIDO DA VIDA:

ESTUDO DE VIABILIDADE

Autores

  • Deliani Caetano Trompieri Silveira Universidade de São Paulo / Mestranda
  • Luciana Carla dos Santos Elias Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de São Paulo /Ribeirão Preto – FFCLUSP/RP - Universidade de São Paulo (USP). Laboratório de Psicologia da Educação e Escolar - LAPEES https://orcid.org/0000-0002-1623-0674
  • Ana Luiza Mendonça dos Santos Universidade de São Paulo (USP). Tutora Educacional na instituição Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). https://orcid.org/0000-0002-0736-5024

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v3i3.2219

Palavras-chave:

adolescentes; habilidades sociais; sentido e busca de sentido da vida; promoção da saúde escolar; estudo de viabilidade.

Resumo

A adolescência é uma fase de transformações e da busca por uma identidade, sendo importante oferecer recursos que favoreçam a saúde mental do adolescente. Nesse cenário, a promoção de habilidades sociais, sentido e busca de sentido da vida pode atuar como recursos que atuam como mecanismos de proteção ao indivíduo. O presente estudo objetivou verificar a viabilidade de um programa de promoção de habilidades sociais, sentido e busca de sentido da vida em adolescentes. Participaram 11 alunos dos anos finais do ensino fundamental de escolas de uma cidade do interior paulista. Os instrumentos utilizados foram Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes, Questionário de Sentido da Vida, Questionário Critério Brasil, Diário de Campo, Programa Zoe. Tratou-se de um estudo de viabilidade (descritivo e de medidas repetidas). O programa foi aplicado de maneira online, durante 12 semanas, com duração de uma hora e meia cada um. Os resultados apontaram adequação nos itens de viabilidade avaliados dentre os quais ganhos dos participantes nas variáveis avaliadas por medidas repetidas. Conclui-se que o programa pode contribuir com recursos importantes aos adolescentes, podendo ser aplicado com parceria com instituições escolares.

Biografia do Autor

Deliani Caetano Trompieri Silveira, Universidade de São Paulo / Mestranda

Possui bacharelado em Musicoterapia pela Universidade de Ribeirão Preto (2002); licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2010); especialização em Logoterapia aplicada à educação pelo Centro Universitário Claretiano (2015); está realizando especialização em ?Processos didático-pedagógicos para cursos na modalidade à distância e é mestranda em Psicologia em Saúde e Desenvolvimento pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP) com o tema de pesquisa: "Intervenção em busca, realização de sentido da vida e desenvolvimento de habilidades sociais para adolescentes". Realizou atuação clínica em Musicoterapia (2008-2013). Atuou e coordenou projetos para idosos do Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl (IECVF) (2011-2019), com enfoque em estimulação cognitiva. Atuou como voluntária no Centro Integrado de Assessoramento Juvenil Viktor Frankl (Sinn) com grupo de reflexão e diálogo para adolescentes focando a valorização da vida e a prevenção do suicídio (2016-2018). Coordenou exposição de arte de valorização da vida com adolescentes (2018). Atualmente trabalha no Colégio Viktor Frankl com disciplina de Artes e Formação Humana no Ensino Fundamental Anos Finais. Atua como facilitadora Univesp desde 2019. Tem experiência na área de Logoterapia aplicada à educação com adolescentes.

Luciana Carla dos Santos Elias, Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de São Paulo /Ribeirão Preto – FFCLUSP/RP - Universidade de São Paulo (USP). Laboratório de Psicologia da Educação e Escolar - LAPEES

Possui Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto- USP, Aprimoramento em Psicopedagogia pelo Hospital das Clínicas - FMRP- USP, Especializacão em Dificuldades de Aprendizagem pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, Mestrado em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP e Doutorado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto- USP. Atualmente docente e orientadora junto ao Departamento de Psicologia da FFCLRP-USP e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP-USP; coordena o Laboratório de Psicologia da Educação e Escolar (LAPEES), desenvolvendo pesquisas relacionadas a habilidades sociais, inclusão de alunos na rede pública de ensino, psicologia escolar e burnout de professores e pais. Participa como membro do corpo editorial da Revista Paidéia, Comissão Coordenadora de Pós- Graduação em Psicologia da FFCLRP-USP, do Conselho de Departamento da FFCLRP-USP, do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital das Clínicas da FMRP-USP, da Comissão de Pesquisa da FFCLRP-USP e da Comissão gestora de uma Unidade Básica de Saúde do município de Ribeirão Preto.

Ana Luiza Mendonça dos Santos, Universidade de São Paulo (USP). Tutora Educacional na instituição Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).

PSICÓLOGA E MESTRA em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP/USP (área da saúde e desenvolvimento). ESPECIALISTA em Análise Comportamental Clínica pelo Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento - IBAC. TUTORA na Universidade Cidade de São Paulo - UNICID - Grupo Cruzeiro do Sul.PSICÓLOGA CLÍNICA no Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento - IBAC. MONITORA de ANÁLISE FUNCIONAL DO COMPORTAMENTO para turmas da Pós Graduação em Análise Comportamental Clínica - Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento - IBAC. COLABORADORA do Laboratório de Psicologia da Educação e Escolar - LAPEES FFCLRP-USP (2019-presente). COLABORADORA do Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial GEPDIP - FFCLRP (2016 - 2018). ESTAGIÁRIA - orientadora de medida socioeducativa de adolescente s em conflito com a lei na Organização Comunitária Santo Antônio Maria Claret (Ocsamc) em Ribeirão Preto (2017/1 semestre). ESTAGIÁRIA - área de Psicologia Social e Comunitária na Fundação Casa de Ribeirão Preto/SP (2017).ESTAGIÁRIA - área de Psicologia Escolar (CEMEI) em Ribeirão Preto (2017).ESTAGIÁRIA - área de co-gestão do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) em Ribeirão Preto (2017).

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Publicado

2024-03-27

Como Citar

Caetano Trompieri Silveira, D., Carla dos Santos Elias, L. ., & Mendonça dos Santos, A. L. . (2024). PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE HABILIDADES SOCIAS E SENTIDO DA VIDA: : ESTUDO DE VIABILIDADE. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 3(3). https://doi.org/10.61164/rmnm.v3i3.2219