OS VALORES DENTRO DA ÉTICA PROFISSIONAL NAS ESCOLAS DO ENSINOFUNDAMENTAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS
Keywords:
Ética, Educação, DiálogoAbstract
O mundo vive uma crise de valores que começa na Família e se estende para as demais Instituições que compõe a Sociedade. Esta crise repercute diretamente na escola, daí, falar em ética e moral nas escolas reporta a um estudo sobre valores indispensáveis aos profissionais da educação. Embora as palavras que as designam terem a mesma origem etimológica, os conceitos de ética e moral incorporam, em seu percurso histórico, significações diferenciadas. Para tanto se levantou a seguinte pergunta problema: que valores foram destacados e que são necessários para garantir a Ética profissional nas escolas do ensino fundamental no Estado de Minas Gerais?No âmbito da Filosofia faz-se uma distinção entre elas, definindo a moral como um conjunto de princípios, crenças, regras que orientam o comportamento dos indivíduos nas diversas sociedades, e a ética como a reflexão critica sobre a moral. Foi traçado como objetivo identificar os vícios comportamentais de conduta na tentativa de oferecer propostas que mudem a atuação dos profissionais e dos discentes na sala de aula. A ética não é a moral e, portanto, não pode ser reduzida a um conjunto de normas e prescrições; sua missão é explicar a moral efetiva. A ética pode servir para fundamentar uma moral, sem ser em si mesma normativa ou preceptiva. Por meio da ética, integra-se no espaço escolar a necessidade de vinculá-la como norteadora do comportamento, das ações, atitudes etc., dos educadores. A presença da ética nas Instituições de ensino fundamental permite o dialogo constante entre os educadores com a busca de solucionar os problemas educativos
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.