ESTRATÉGIAS DE LEITURA A SEREM ADOTADAS PELO PROFESSOR NA PRÁTICA EDUCATIVA

Autores/as

  • Maria Selma Santos Magalhães FENORD
  • Rinara Lopes Negreiros Kokudai Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • José Marcos Nascimento Magalhães Universidade Federal de Lavras

Palabras clave:

Leitura, Mudança de Atitude, Estratégias de leitura

Resumen

O artigo ora apresentado foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, oferecido pela Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni. O mesmo teve como objetivo apresentar estratégias de leitura a ser adotada pelo professor na prática educativa. Em correspondência com o objetivo proposto fez-se a pergunta problema: que estratégias podem ser oferecidas ao professor, na prática educativa, para melhorar o desempenho da leitura? Para a realização da pesquisa, fez-se a opção pela metodologia de natureza qualitativa, do tipo revisão literária. Usou-se como Referencial Teórico as pesquisas de Freire, Jollibert, Martins, Naspolini, dentre outros. Com a pesquisa percebeu-se que os alunos que estabelecem uma estratégia de leitura obtêm êxito no entendimento do texto, torna-se mais critico e consequentemente irá produzir textos com muita desenvoltura. Disso concluí-se que, ao trabalhar em sala de aula propondo ao aluno que faça seus esquemas e elabore uma estratégia de leitura, o professor conduz o aluno à uma mudança de atitudes, levando-o a se tornar protagonista no processo ensino aprendizagem, adquirindo hábitos de leitura, produzindo textos que atinjam seus objetivos comunicativos e desenvolvendo habilidades que serão necessárias para o enfrentamento de situações reais no seu dia a dia.

Publicado

2023-07-25

Cómo citar

Magalhães, M. S. S., Kokudai, R. L. N., & Magalhães, J. M. N. (2023). ESTRATÉGIAS DE LEITURA A SEREM ADOTADAS PELO PROFESSOR NA PRÁTICA EDUCATIVA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(1). Recuperado a partir de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/439

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3 > >>