DESTAQUE NA MULTIDÃO VIRTUAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.3987Palabras clave:
Multidão, Linguagem, Destaque virtual, Multidão virtual, Espaço virtualResumen
A democratização da internet e a expressiva ampliação das formas de comunicação nos espaços virtuais mobilizam amplos segmentos da sociedade, influenciando nosso cotidiano. A forma como alguns se destacam, se movimentam, influenciam multidões e assumem papel protagonista nesses espaços virtuais, têm gerado interesse e sido objeto de diversas investigações. O objetivo deste trabalho foi identificar o estado da arte a partir da problemática: Como se destacar na multidão virtual? Para tanto se buscou caracterizar este fenômeno por meio do levantamento da produção científica acerca dos seguintes conceitos: multidão, linguagem, destaque, destaque virtual, multidão virtual, espaço virtual e rede social; mapeando as publicações no campo de destaque na multidão virtual; e identificar as estratégias usadas para ser destaque na multidão virtual. Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, com abordagem descritiva e exploratória. Os descritores foram pesquisados em seis bases de dados: CAPES, Scielo, Google Acadêmico, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Science Open e Educational Resources Information Center (ERIC), sendo selecionados 62 textos. Os resultados alcançados apontam para algumas características que foram destacadas para responder a pergunta de investigação. Diante das evidências identificadas podemos trazer como considerações finais que para se destacar na multidão virtual faz-se necessário, entre outros fatores, uma ação segmentada por tipo de mídia e de conteúdo que se pretende transmitir, selecionando o nicho desejado e buscando se apropriar das características da linguagem desse meio.
Citas
ALMAATOUQ, Abdullah. et. al. “Adaptive social networks promote the wisdom of crowds”. PNAS Publicado em: May 26, 2020.
AL LILY, Abdulrahman Essa et. al. Crowd-Reflecting: A Counterproductive Experience of Arab Adult Learning via Technology. Studies in Continuing Education, v. 43 n 1 p. 86-103 2021. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=reflecting+on+the+crowd&ff1=dtySince_2012&id=EJ1295201. Acesso em: 24 nov. 2021
BECKER, Joshua;, BRACKBILL, Devon; CENTOLA, Damon.“Network dynamics of social influence in the wisdom of crowds”. Revista PNAS June 27, 2017.
BENTES, I. Estéticas Insurgentes e Mídia-Multidão. Insurgent esthetics and multitude-media. Liinc em Revista, [S. l.], v. 10, n. 1, 2014. DOI: 10.18617/liinc.v10i1.704.
BERGO, Lívia. Segmentação dos movimentos sociais no site de relacionamentos Orkut. Contemporânea (Título não-corrente), v. 6, n. 1, p. 33-43, 2008.
CAMPOS, Ricardo Marnoto de Oliveira. Juventude e culturas de rua híbridas. Sociol. antropol. Rio de Janeiro, v. 10.02: 587–613, mai.–ago., 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sant/a/gxytH9qrVQmXK9L4Cm3f3qw/?lang=pt. Acesso em: 24 nov. 2021
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CONDORELLI, Antonino. Ecologias digitais e multidões auto-organizadas: reflexões sobre tendências de subjetivação contemporâneas e micropolítica digital. Revista Cronos, v. 17, n. 1, p. 86-98, 2016.
DA CRUZ JÚNIOR, Samuel César. A segurança e defesa cibernética no Brasil e uma revisão das estratégias dos Estados Unidos, Rússia e Índia para o espaço virtual. Texto para Discussão, No. 1850, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Brasília, 2013. Disponível em: https://www.econstor.eu/bitstream/10419/91261/1/756394686.pdf. Acesso em: 24 nov. 2021
DAVIDSON, Brittany I.; JONES, Simon L; JOINSON, Adam N; HINDS, Joanne. The evolution of online ideological communities. Revista: PLOS. Publicado em: May 22, 2019.
DE SOUZA, Paula Tainar. A constituição da multidão na era virtual das redes sociais. XIII Encontro Estadual de História “História e Mídias: narrativas em disputa”. 2020
DE SOUSA, Larissa Nobre; DOURADO, Patrícia Helena Castelo Branco; MARTINS FILHO, Tarcísio Bezerra. Guarujá Alerta: a influência das redes sociais na formação de multidões. INTERCOM, Rio de Janeiro, 2015.
HAMADA, Daisuke; NAKAYAMA, MASATAKA; Saiki, Jun. Wisdom of Crowds and Collective Decision-Making in a Survival Situation with Complex Information Integration. Cognitive Research: Principles and Implications, v5 Article 48 2020. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=Crowd+Wisdom+and+Decision+Making&ff1=dtySince_2012&id=EJ1270790. Acesso em: 24 nov. 2021.
HANNAM, Georgie. Do blogs as a virtual space foster students’ learner autonomy? A case study. Education 4.0 Revolution: Transformative Approaches to Language Teaching and Learning, Assessment and Campus Design. 2020 Aug 10. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED607174.pdf. Acesso em: 24 nov. 2021.
JORJAFKI, Elham Mohammadi; SAGARIN, Brad J; BUTAIL, Sachit. Drawing power of virtual crowds. Revista The Royal Society Publishing. Publicado em:15 August 2018.
LE BON, Gustave; Psicologia das Massas; WMF Martins Fontes; São Paulo; 2008.
RHEINGOLD, Howard. La comunidad virtual: una sociedad sin fronteras. Colección Limites de La Ciencia. Barcelona: Gedisa Editorial, 1994.
RODRÍGUEZ-SUÁREZ, Julio; MORÁN-NECHES, Lorena; HERRERO-OLAIZOL, Juan-Bautista. Online research, new languages and symbolism of digital activism: A systematic review. Comunicar: Media Education Research Journal, v. 29 n. 68 p. 45-55 2021. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=crowd%2c+language%2c+highlight%2c+virtual%2c+virtual+crowd%2c+virtual+space+and+social+network&id=EJ1297142. Acesso em: 24 nov. 2021.
ALONSO, J. Repensar los movimientos sociales. CIESAS, 2013.
AUMONT, J. O olho interminável: cinema e pintura. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
BACKES, L. A Configuração do Espaço de Convivência Digital Virtual: A cultura emergente no processo de formação do educador. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo-RS, (co-tutela Science de l’Education), Université Lumière Lyon 2, Lyon, FR, 2011
______. Espaço de Convivência Digital Virtual (ECODI): O acoplamento estrutural no processo de interação. ETD Educação Temática Digital, v. 15, p. 337-355, 2013a.
______.Hibridismo Tecnológico Digital: configuração dos espaços digitais virtuais de convivência. III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, Lisboa: Editora Universidade Aberta, v. 1, p. 1-18, 2013b.
BOSSETTA, M. The Digital Architectures of Social Media: Comparing Political Campaigning on Facebook, Twitter, Instagram and Snapchat in the 2016 U.S. Elections. Journalism & Mass Communication Quarterly, v. 95, n. 2, p. 471-496, 2018.
BOSSETTA, M.; DUTCEAC, A.S.; TRENZ, H. J. Engaging with European politics through Twitter and Facebook: Participation beyond the national? Media And Communication, v. 1, n. 1, p. 2-14, 2017.
BUCHER, T. Want to be on the top? Algorithmic power and the threat of invisibility on Facebook. New Media & Society, v, 14, n. 7, 2012.
CAMPOS, R. M. de O. Juventude e culturas de rua híbridas. Sociologia & Antropologia, Rio de Janeiro, v.10, n. 02, p. 587–613, mai/ago, 2020.
CASTELLS, M. Communication power. Oxford University Press, 2009.
COLE, M. Cultural Psychology: A Once and Future Discipline. Harvard University Pres, 1996.
CROSSETTI, M.GO. Revisão integrativa de pesquisa na enfermagem o rigor cientifico que lhe é exigido [editorial]. Rev Gaúcha Enferm. 2012.
DAVIDSON et al. The evolution of online ideological communities. Plos One, may, 2019.
DENNIS, J. W.; CHADWICK, A.; SMITH, A. P. Politics in the age of hybrid media: power, systems, and media logics. In: Bruns, Axel et al. The Routledge Companion to social media and politics, New York: Routledge, p. 7-22, 2016.
DIJCK, J.; POELL, T. Understanding Social Media Logic. Media And Communication, v. 1, n. 1, p. 2-14, 2013.
DURANTI, A.; GOODWIN, C. Rethinking Context: Language as an Interactive Phenomenon.Cambridge: Cambridge University Press, 1992.
FISKE, S.T. Social Beings. 2 ed. NJ, USA: Wiley; 2010.
GARRETT, R. Protest in an Information Society: A review of literature on social movements and new ICTs. Information, Communication & Society, v. 9, p. 202-224, 2006.
GLEAVE, E.; WELSER, H.T.; LENTO, T.M.; SMITH, M.A. A Conceptual and Operational Definition of ‘Social Role‘. In Online Community. Proc 42nd Hawaii Int Conf Syst Sci. 2009, p. 1–11.
GRANOVETTER, M. The strength of weak ties. American Journal of Sociology, v. 78, n. 6, p. 1360–1380, 1973.
HALUPKA, M. Clicktivism: A systematic heuristic. Policy & Internet, v. 6, n. 2, 2014.
HEDAYATIFAR, L.; BAR-YAM, Y.; MORALES, A.J. Social Fragmentation at Multiple Scales. Physics.soc-ph, v. 1, sep, 2018.
IMPEDOVO, M. A.; GADILLE, M. Embodiment in knots of sense-making between learning physical and virtual configurations. E-Learning and Digital Media, v. 1, n. 18, 2020
JUNGHERR, A. Analyzing political communication with digital trace data. Cham, Switzerland: Springer, 2015.
LEVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 2010.
LINDGREN, S.; DHALBERG-GRUNDBER, M.; JOHANSSON, A. Hybrid media culture: an introduction. In: Lindgren, Simon. Hybrid media culture sensing place in a world of flows. Abingdon, New York: Routledge, p. 1-15, 2014.
LOPEZ-CARRILLO, O. Los movimientos sociales contemporáneos en la segunda década del Siglo XXI y el uso de las tecnologías de la información y la comunicación como práctica política. De la(s) Primavera(s) Indignada(s) al Vínculos, v. 8, p. 111-133, 2016.
MARTINEZ-HERRERA, M. La función social y psicológica del mito. Revista Káñina, v. 35, n. 1, p. 187-199, 2011.
MAYER-SCHONBERGER, V.; CUKIER, K. Big data: A revolution that will transform how we live, work, and think. New York: Houghton Mifflin Harcourt, 2013.
MONDADA, L. Rethinking Bodies and Objects in Social Interaction: A Multimodal and Multisensorial Approach to Tasting. In: Kissmann U and van Loon J (eds) Discussing New Materialism. Wiesbaden: Springer, 2019.
PAPACHARISSI, Z. The virtual geographies of social networks: A comparative analysis of Facebook, LinkedIn and ASmallWorld. New Media & Society, v. 11, n. 1-2, p. 199-220, 2009.
PEREIRA, R. da C.; SAUERBRONN, C. Tempo real e espaço virtual exigem uma nova teoria da comunicação - Entrevista com Muniz Sodré. Ciberlegenda (UFF), n. 6, p. 01-03, 2001.
PREECE, J.; SCHNEIDERMAN, B. The Reader-to-Leader Framework: Motiviating Technology-Mediated Social Participation. Trans Human-Computer Interact, v.1, n. 1, p. 1-25, 2009.
RODRIGUEZ, D.; VALLDEORIOLA, J. (2009). Metodología de la investigación. Universitat Oberta de Catalunya, 2009. Disponível em <https://bit.ly/2EeA2qy>. Acesso em 24 nov 2021.
SANTOS, M. Por uma Geografia Nova: Da crítica da geografia a uma geografia crítica. São Paulo: Editora HUCITEC, 1980.
________. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
SAUNDERS, C. et al. Virtual Space and Place: Theory And Test. MIS Quarterly, v. 35, n. 4, p. 1079-98, 2011.
SCHIAVONI, J.E. Realidade virtual e lógica do espaço. Galaxia, São Paulo, n. 39, set-dez., 2018, p. 165-176.
SCHULTZE, U.; BOLAND, R. J. Place, Space and Knowledge Work: A Study of Outsourced Computer Systems Administrators. Accounting, Management and Information Technology, n. 10, p. 187-219, 2000.
SCHMADER, T.; SEDIKIDES, C. State Authenticity as Fit to Environment: The Implications of Social Identity for Fit, Authenticity, and Self-Segregation. Personal Soc Psychol Rev, v. 22, n. 3, p. 228-59, 2018.
SUAREZ, J. R.; MORAN-NECHES, L; HERRERO-OLAIZOLA, J. B. Online research, new languages and symbolism of digital activism: A systematic review. Media Education Research Journal, v. 29, n. 68, 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.