O POTENCIAL DOS JOGOS COMO MEDIADORES DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Abimael Mendes De Carvalho IFPI
  • Ronaldo Campelo da Costa Instituto Federal do Piauí, Brasil
  • Rui Marques Carvalho Instituto Federal do Piauí, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.3942

Palabras clave:

Aprendizagem;, Jogos Matemáticos;, Ensino de matemática;, Mediação.

Resumen

Este estudo teve como objetivo investigar a aplicação de jogos matemáticos no ensino médio, analisando sua efetividade no processo de aprendizagem dos estudantes de uma escola pública municipal. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema, bem como uma pesquisa de campo com alunos de educação básica. Os resultados evidenciaram que os jogos matemáticos contribuem significativamente para o ensino da matemática, favorecendo a compreensão conceitual, o desenvolvimento do raciocínio lógico e o engajamento dos alunos nas atividades pedagógicas. No entanto, ressalta-se que o uso de jogos matemáticos não deve ser considerado uma solução isolada para os desafios educacionais atuais. A concretização desse tipo de abordagem depende da mediação docente, sendo necessário que os professores utilizem os jogos como ferramentas didáticas intencionais, alinhadas aos objetivos pedagógicos, e não apenas como atividades recreativas desvinculadas do processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, a pesquisa conclui que os jogos matemáticos representam uma estratégia didática exitosa para o ensino da matemática na educação básica, desde que sua implementação seja acompanhada por uma reflexão crítica sobre sua aplicação e por práticas pedagógicas estruturadas, que integrem os jogos ao currículo escolar de maneira significativa.

Biografía del autor/a

Ronaldo Campelo da Costa, Instituto Federal do Piauí, Brasil

Este estudo teve como objetivo investigar a aplicação de jogos matemáticos no ensino médio, analisando sua efetividade no processo de aprendizagem dos estudantes de uma escola pública municipal. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema, bem como uma pesquisa de campo com alunos de educação básica. Os resultados evidenciaram que os jogos matemáticos contribuem significativamente para o ensino da matemática, favorecendo a compreensão conceitual, o desenvolvimento do raciocínio lógico e o engajamento dos alunos nas atividades pedagógicas. No entanto, ressalta-se que o uso de jogos matemáticos não deve ser considerado uma solução isolada para os desafios educacionais atuais. A concretização desse tipo de abordagem depende da mediação docente, sendo necessário que os professores utilizem os jogos como ferramentas didáticas intencionais, alinhadas aos objetivos pedagógicos, e não apenas como atividades recreativas desvinculadas do processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, a pesquisa conclui que os jogos matemáticos representam uma estratégia didática exitosa para o ensino da matemática na educação básica, desde que sua implementação seja acompanhada por uma reflexão crítica sobre sua aplicação e por práticas pedagógicas estruturadas, que integrem os jogos ao currículo escolar de maneira significativa.

 

Palavras-chave: Aprendizagem; Jogos Matemáticos; Ensino de matemática; Mediação.

Rui Marques Carvalho , Instituto Federal do Piauí, Brasil

Este estudo teve como objetivo investigar a aplicação de jogos matemáticos no ensino médio, analisando sua efetividade no processo de aprendizagem dos estudantes de uma escola pública municipal. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema, bem como uma pesquisa de campo com alunos de educação básica. Os resultados evidenciaram que os jogos matemáticos contribuem significativamente para o ensino da matemática, favorecendo a compreensão conceitual, o desenvolvimento do raciocínio lógico e o engajamento dos alunos nas atividades pedagógicas. No entanto, ressalta-se que o uso de jogos matemáticos não deve ser considerado uma solução isolada para os desafios educacionais atuais. A concretização desse tipo de abordagem depende da mediação docente, sendo necessário que os professores utilizem os jogos como ferramentas didáticas intencionais, alinhadas aos objetivos pedagógicos, e não apenas como atividades recreativas desvinculadas do processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, a pesquisa conclui que os jogos matemáticos representam uma estratégia didática exitosa para o ensino da matemática na educação básica, desde que sua implementação seja acompanhada por uma reflexão crítica sobre sua aplicação e por práticas pedagógicas estruturadas, que integrem os jogos ao currículo escolar de maneira significativa.

 

Palavras-chave: Aprendizagem; Jogos Matemáticos; Ensino de matemática; Mediação.

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Publicado

2025-05-15

Cómo citar

De Carvalho, A. M. ., Campelo da Costa, R., & Marques Carvalho , R. (2025). O POTENCIAL DOS JOGOS COMO MEDIADORES DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 9(1), 1–20. https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.3942