THE POTENTIAL OF GAMES AS MEDIATORS IN MATHEMATICS TEACHING IN BASIC EDUCATION

Authors

  • Abimael Mendes De Carvalho IFPI
  • Ronaldo Campelo da Costa Instituto Federal do Piauí, Brasil
  • Rui Marques Carvalho Instituto Federal do Piauí, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.3942

Keywords:

Aprendizagem;, Jogos Matemáticos;, Ensino de matemática;, Mediação.

Abstract

Este estudo teve como objetivo investigar a aplicação de jogos matemáticos no ensino médio, analisando sua efetividade no processo de aprendizagem dos estudantes de uma escola pública municipal. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema, bem como uma pesquisa de campo com alunos de educação básica. Os resultados evidenciaram que os jogos matemáticos contribuem significativamente para o ensino da matemática, favorecendo a compreensão conceitual, o desenvolvimento do raciocínio lógico e o engajamento dos alunos nas atividades pedagógicas. No entanto, ressalta-se que o uso de jogos matemáticos não deve ser considerado uma solução isolada para os desafios educacionais atuais. A concretização desse tipo de abordagem depende da mediação docente, sendo necessário que os professores utilizem os jogos como ferramentas didáticas intencionais, alinhadas aos objetivos pedagógicos, e não apenas como atividades recreativas desvinculadas do processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, a pesquisa conclui que os jogos matemáticos representam uma estratégia didática exitosa para o ensino da matemática na educação básica, desde que sua implementação seja acompanhada por uma reflexão crítica sobre sua aplicação e por práticas pedagógicas estruturadas, que integrem os jogos ao currículo escolar de maneira significativa.

Author Biographies

Ronaldo Campelo da Costa, Instituto Federal do Piauí, Brasil

Este estudo teve como objetivo investigar a aplicação de jogos matemáticos no ensino médio, analisando sua efetividade no processo de aprendizagem dos estudantes de uma escola pública municipal. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema, bem como uma pesquisa de campo com alunos de educação básica. Os resultados evidenciaram que os jogos matemáticos contribuem significativamente para o ensino da matemática, favorecendo a compreensão conceitual, o desenvolvimento do raciocínio lógico e o engajamento dos alunos nas atividades pedagógicas. No entanto, ressalta-se que o uso de jogos matemáticos não deve ser considerado uma solução isolada para os desafios educacionais atuais. A concretização desse tipo de abordagem depende da mediação docente, sendo necessário que os professores utilizem os jogos como ferramentas didáticas intencionais, alinhadas aos objetivos pedagógicos, e não apenas como atividades recreativas desvinculadas do processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, a pesquisa conclui que os jogos matemáticos representam uma estratégia didática exitosa para o ensino da matemática na educação básica, desde que sua implementação seja acompanhada por uma reflexão crítica sobre sua aplicação e por práticas pedagógicas estruturadas, que integrem os jogos ao currículo escolar de maneira significativa.

 

Palavras-chave: Aprendizagem; Jogos Matemáticos; Ensino de matemática; Mediação.

Rui Marques Carvalho , Instituto Federal do Piauí, Brasil

Este estudo teve como objetivo investigar a aplicação de jogos matemáticos no ensino médio, analisando sua efetividade no processo de aprendizagem dos estudantes de uma escola pública municipal. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema, bem como uma pesquisa de campo com alunos de educação básica. Os resultados evidenciaram que os jogos matemáticos contribuem significativamente para o ensino da matemática, favorecendo a compreensão conceitual, o desenvolvimento do raciocínio lógico e o engajamento dos alunos nas atividades pedagógicas. No entanto, ressalta-se que o uso de jogos matemáticos não deve ser considerado uma solução isolada para os desafios educacionais atuais. A concretização desse tipo de abordagem depende da mediação docente, sendo necessário que os professores utilizem os jogos como ferramentas didáticas intencionais, alinhadas aos objetivos pedagógicos, e não apenas como atividades recreativas desvinculadas do processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, a pesquisa conclui que os jogos matemáticos representam uma estratégia didática exitosa para o ensino da matemática na educação básica, desde que sua implementação seja acompanhada por uma reflexão crítica sobre sua aplicação e por práticas pedagógicas estruturadas, que integrem os jogos ao currículo escolar de maneira significativa.

 

Palavras-chave: Aprendizagem; Jogos Matemáticos; Ensino de matemática; Mediação.

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Published

2025-05-15

How to Cite

De Carvalho, A. M. ., Campelo da Costa, R., & Marques Carvalho , R. (2025). THE POTENTIAL OF GAMES AS MEDIATORS IN MATHEMATICS TEACHING IN BASIC EDUCATION. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 9(1), 1–20. https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.3942