A LEITURA DOS CLÁSSICOS INFANTIS E A FORMAÇÃO DO LEITOR NO ENSINO FUNDAMENTAL I
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v2i01.3484Palabras clave:
Contação de histórias, Clássicos infantis, Formação de leitorResumen
O presente artigo se trata de um recorte da minha tese de doutorado em Educação. Desse fato, esta pesquisa pretende estudar acerca da importância da contação de histórias e da presença dos clássicos da literatura, na formação de leitores, nas séries iniciais do Ensino Fundamental I. Portanto, por questão central, indagamos: qual a importância das contações de histórias para o desenvolvimento educacional, cognitivo e formativo das crianças? Com efeito, propõe-se investigar a utilização dos clássicos infantis na contação de histórias, por meio de uma pesquisa quantitativa, direcionada aos alunos das séries que compõem o Ensino Fundamental I, no intuito de verificar a presença dessas leituras na vida escolar desses alunos, e os benefícios que elas trazem para a evolução de futuros leitores. Por metodologia, esta pesquisa se fundamenta nas premissas de Machado (2002) e de Calvino (2007), na tentativa de responder a grande questão feita pelos dois estudiosos; “por que ler os clássicos?” Nessa perspectiva, essa temática revela o quanto a leitura é fundamental na vida das crianças e para o futuro adulto. Investiga-se ainda a aquisição da linguagem e da escrita nos alunos que receberam esse diferencial no acesso ao conhecimento dos clássicos, assim como daqueles que não tiveram essa oportunidade.
Citas
AGUIAR, N. K. R.; PORDEUS, M. P. A importância do processo de leitura, letramento e escrita para a melhoria dos resultados nas avaliações externas da escola de ensino médio Joaquim Bastos Gonçalves. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 1, p. 3816–3835, 2022. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42712. Acesso em: 23 jan. 2025.
CALVINO, I. Por que ler os clássicos. Tradução Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das letras, 2007.
FARIAS, S. M. S.; PORDEUS, M. P. Necessidade da leitura no processo ensino/aprendizagem. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 7, p. 1033–1046, 2021. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/1743. Acesso em: 23 jan. 2025.
HANSEN, J. A. Crítico Literário. Campinas: São Paulo. Editora Unicamp, 2006.
AMADOR SALOMÃO, P. E. .; TEIXEIRA OLIVEIRA SANTOS, A. . EVOLUÇÃO E DESAFIOS NA AVALIAÇÃO CIENTÍFICA: DA CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICOS À QUALIDADE INTRÍNSECA DOS ARTIGOS. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–18, 2025. DOI: 10.61164/rmnm.v1i1.3481. Disponível em: https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/3481.
MACHADO, A. M. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de janeiro: Objetiva, 2002.
RODRIGUES, E. B. T. Cultura, arte e contação de histórias. Goiânia, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.