DIFICULDADES DOS PROFESSORES NO USO DA INFORMÁTICA NO ENSINO MEDIADO TECNOLÓGICO EM UMA COMUNIDADE RURAL DE BARREIRINHA/AM
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.2700Palabras clave:
Ensino Tecnológico, Educação, ComunidadeResumen
O presente estudo tem por objetivo apresentar as principais dificuldades encontradas no ensino mediado tecnológico na escola na área rural, irá possibilitar um olhar sobre a educação e na Amazônia. Tal pesquisa surgiu da necessidade das dificuldades dos professores no uso da informática no Ensino Mediado tecnológico, tendo como lócus de pesquisa a Escola Astrogilda Alves Belém no distrito do Piraí município de Barreirinha-AM. A questão problema foi visualizada durante o tempo de serviço como Professor de Educação Básica na supracitada comunidade, tendo após o contato com o ensino no lócus de pesquisa a necessidade de problematizar e assim compreender tal questão. A cerca dos procedimentos metodológicos, trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, onde entrevistou-se dois Professores da Educação por Mediação Tecnológica na comunidade do Piraí no município de Barreirinha. Os resultados apontam para diversas dificuldades para o ensino abordado, sendo este não efetuado em sua complexidade, o que dificulta o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Médio da Comunidade.
Citas
ALMEIDA, M. E.B.de; MORAN, J. M. Integração das tecnologias na Educação. Salto para o Futuro. Brasília: Ministério da Educação, SEED, 1998, p. 22-31.
AMAZONAS. Secretaria de Estado da Educação da Qualidade do Ensino. Proposta Pedagógica do Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica. Manaus, AM, 2014.
ARANTES, Valeria Amarim (Org). Educação a Distância: Pontos e Contrapontos. São Saulo, Summus, 2010.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa Qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
DIÁRIO OFICIAL DOS MUNICIPIOS DO ESTADO DO AMAZONAS. Sigpub – Sistema Gerenciador de Publicações legais. Amazonas, 17 de Janeiro de 2017. Disponível em: http://www.storage.voxtecnologia.com.br/?m=sigpub.publicacao&f=251&i=publicado_47532_2017-0116_5d94b3cd6a7e0813aa5c98056af0dadb.pdf. Acesso em: 19 jul. 2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010
_______________. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros inscritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
_______________. À sombra desta mangueira, São Paulo, Olho D’água, 1995b.
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5ª Ed. São Paulo, Editora Atlas S.A- 2010.
MARINHO, M.J.C; Histórico: Piraí 20 anos de Distrito. Escola Municipal “Astrogilda Alves Belém”, Distrito de Piraí, 08 de setembro de 2010.
MOURÃO. Andreza Bastos. Educação presencial mediada por tecnologia com interatividade em tempo real. 2010. Dissertação (mestrado em sistemas digitais) - Universidade de São Paulo. Escola politécnica. São Paulo 2010.
SANTOS Lúcia Regina Silva dos. Ensino Presencial Mediado por Tecnologia no Estado do Amazonas - Um Projecto de Intervenção. Dissertação em Docência e Gestão da Educação Porto, 2017
STINGHEN R.; S,: Tecnologias na educação: Dificuldades encontradas para utilizá-la no ambiente escolar, Florianópolis, sc 2016.
VALENTE, J. A. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. O papel do computador no processo ensino-aprendizagem. Em (Org.) 2005.
VALENTE, J. A.; PRADO, M. E. B. B.; ALMEIDA, M. E. B. (Orgs.). Educação a distância via internet. São Paulo: Avercamp, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.