DIFICULDADES DOS PROFESSORES NO USO DA INFORMÁTICA NO ENSINO MEDIADO TECNOLÓGICO EM UMA COMUNIDADE RURAL DE BARREIRINHA/AM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.2700

Palabras clave:

Ensino Tecnológico, Educação, Comunidade

Resumen

O presente estudo tem por objetivo apresentar as principais dificuldades encontradas no ensino mediado tecnológico na escola na área rural, irá possibilitar um olhar sobre a educação e na Amazônia. Tal pesquisa surgiu da necessidade das dificuldades dos professores no uso da informática no Ensino Mediado tecnológico, tendo como lócus de pesquisa a Escola Astrogilda Alves Belém no distrito do Piraí município de Barreirinha-AM. A questão problema foi visualizada durante o tempo de serviço como Professor de Educação Básica na supracitada comunidade, tendo após o contato com o ensino no lócus de pesquisa a necessidade de problematizar e assim compreender tal questão. A cerca dos procedimentos metodológicos, trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, onde entrevistou-se dois Professores da Educação por Mediação Tecnológica na comunidade do Piraí no município de Barreirinha. Os resultados apontam para diversas dificuldades para o ensino abordado, sendo este não efetuado em sua complexidade, o que dificulta o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Médio da Comunidade.

Biografía del autor/a

Ariel Álef dos Santos Carvalho, Universidade do Estado do Amazonas - U.E.A

Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos pela Universidade do Estado do Amazonas - U.E.A como bolsista POSGRAD (2021 à 2023). Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Amazonas - U.E.A (2017). Foi Bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID (2014 à 2017). Pósgraduado lato senso em Biologia e Química pela Faculdade São Marcos - FASAMAR (2020).Pós-graduado lato senso em Informática na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM 2019.Professor de Ciências Naturais na Escola Municipal Astrologia Alves Belém - Barreirinha/AM 2018.Instrutor no Curso Técnico em Enfermagem - CETAM (2019).Professor do EJA na Escola Municipal São Raimundo - Barreirinha/AM 2019.Professor de Ciências Naturais na Escola Municipal Hilma Dutra - Barreirinha/AM 2020, 2021, 2022 e 2023.

Daiana Santana Ramos, Universidade do Estado do Amazonas - U.E.A

Mestrado Profissional em Gestão e regulação de recursos Hídricos.(PROFÁGUA) pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) como bolsista POSGRAD (2022 à 2023), possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (2021). Possui Especialização em Educação Física Escolar e Atividade de Recreação da Faculdade Única de Ipatinga (2022). Possui Residência Pedagógica pela Universidade Federal do Amazonas (2020/2021).

Citas

ALMEIDA, M. E.B.de; MORAN, J. M. Integração das tecnologias na Educação. Salto para o Futuro. Brasília: Ministério da Educação, SEED, 1998, p. 22-31.

AMAZONAS. Secretaria de Estado da Educação da Qualidade do Ensino. Proposta Pedagógica do Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica. Manaus, AM, 2014.

ARANTES, Valeria Amarim (Org). Educação a Distância: Pontos e Contrapontos. São Saulo, Summus, 2010.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa Qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

DIÁRIO OFICIAL DOS MUNICIPIOS DO ESTADO DO AMAZONAS. Sigpub – Sistema Gerenciador de Publicações legais. Amazonas, 17 de Janeiro de 2017. Disponível em: http://www.storage.voxtecnologia.com.br/?m=sigpub.publicacao&f=251&i=publicado_47532_2017-0116_5d94b3cd6a7e0813aa5c98056af0dadb.pdf. Acesso em: 19 jul. 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010

_______________. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros inscritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

_______________. À sombra desta mangueira, São Paulo, Olho D’água, 1995b.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5ª Ed. São Paulo, Editora Atlas S.A- 2010.

MARINHO, M.J.C; Histórico: Piraí 20 anos de Distrito. Escola Municipal “Astrogilda Alves Belém”, Distrito de Piraí, 08 de setembro de 2010.

MOURÃO. Andreza Bastos. Educação presencial mediada por tecnologia com interatividade em tempo real. 2010. Dissertação (mestrado em sistemas digitais) - Universidade de São Paulo. Escola politécnica. São Paulo 2010.

SANTOS Lúcia Regina Silva dos. Ensino Presencial Mediado por Tecnologia no Estado do Amazonas - Um Projecto de Intervenção. Dissertação em Docência e Gestão da Educação Porto, 2017

STINGHEN R.; S,: Tecnologias na educação: Dificuldades encontradas para utilizá-la no ambiente escolar, Florianópolis, sc 2016.

VALENTE, J. A. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. O papel do computador no processo ensino-aprendizagem. Em (Org.) 2005.

VALENTE, J. A.; PRADO, M. E. B. B.; ALMEIDA, M. E. B. (Orgs.). Educação a distância via internet. São Paulo: Avercamp, 2003.

Publicado

2024-08-20

Cómo citar

Álef dos Santos Carvalho, A., & Santana Ramos, D. (2024). DIFICULDADES DOS PROFESSORES NO USO DA INFORMÁTICA NO ENSINO MEDIADO TECNOLÓGICO EM UMA COMUNIDADE RURAL DE BARREIRINHA/AM. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 7(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.2700