AUTISMO E INCLUSÃO:
CONSIDERAÇÕES DAS PROFISSIONAIS DE APOIO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Palabras clave:
Autismo, Inclusão, Pessoas com deficiênciaResumen
Nos últimos anos, no Brasil, houve um incremento das matrículas de estudantes público-alvo da educação especial em classes comuns e, consequentemente, a demanda por profissionais capacitados. Somado a isso, um maior reconhecimento e garantia de direitos das pessoas com deficiência, que se traduz, por exemplo, na obrigatoriedade de a instituição escolar disponibilizar um profissional de Apoio à Comunicação, Linguagem e Tecnologia Assistiva (ACLTA) para acompanhamento desses estudantes. Tais conquistas, no entanto, vêm entremeadas de desafios verificados na prática cotidiana dos profissionais que atuam no contexto escolar. Nesse cenário, esse texto tem como foco a discussão acerca das percepções sobre desafios e possibilidades elencados pelas profissionais de Apoio em sua atuação com estudantes autistas em uma escola da rede estadual na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. A pesquisa teve caráter descritivo e quantiqualitativo em que foram interpretadas, através da análise de Bardin (2011), as afirmativas elencadas em um questionário aplicado a 10 profissionais (ACLTA). Como resultado, foi evidenciado que, na maioria das vezes, as profissionais realizam um trabalho solitário de acompanhamento desses alunos, com pouca atuação do professor regente. Também foi observadaa necessidade de um trabalho colaborativo no âmbito da instituição escolar como um todo, premência de qualificação de todos os profissionais e de investimento por parte dos governos em infraestrutura e materiais em geral, possibilitando um trabalho eficaz para a inclusão de todos no processo educativo.
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