AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL:
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO (2007-2020)
Palavras-chave:
Inclusão, Deficiência intelectual, AvaliaçãoResumo
O presente estudo tem por objetivo refletir sobre a avaliação escolar de alunos com deficiência intelectual nas escolas regulares brasileiras. Assim, buscou-se entender como foi realizada a proposta de avaliação desses alunos desde a Lei da Inclusão de 2007, que levou efetivamente os alunos com deficiência às classes regulares. Logo, o estudo apresentará uma síntese de como vem sendo definido esse processo. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, a qual, segundo Marconi e Lakatos, (1991) diz respeito ao levantamento de toda a bibliografia já publicada e que tenha relação com o tema em estudo. Assim, foi realizado um recorte temporal que contemplou obras e publicações do período de 2007 a 2020. Portanto, foram analisadas vinte e uma (21) obras ao todo, distribuídas em sete (7) artigos científicos, oito (8) dissertações de mestrado, uma (1) tese de doutorado e cinco (5) capítulos de livros. Por fim, concluiu-se, dentre outras coisas, que os alunos com deficiência intelectual têm suas especificidades e um ritmo próprio de aprendizagem que merece um olhar diferenciado pela instituição de ensino como um todo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.