AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL:

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO (2007-2020)

Autores

  • Ana Carla Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Vitória Vieira de Oliveira Kurtz de Azevedo Universidade Católica de Pelotas (UCPel)
  • Marcela de Melo Fernandes FUNEDI- UEMG

Palavras-chave:

Inclusão, Deficiência intelectual, Avaliação

Resumo

O presente estudo tem por objetivo refletir sobre a avaliação escolar de alunos com deficiência intelectual nas escolas regulares brasileiras. Assim, buscou-se entender como foi realizada a proposta de avaliação desses alunos desde a Lei da Inclusão de 2007, que levou efetivamente os alunos com deficiência às classes regulares. Logo, o estudo apresentará uma síntese de como vem sendo definido esse processo. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, a qual, segundo Marconi e Lakatos, (1991) diz respeito ao levantamento de toda a bibliografia já publicada e que tenha relação com o tema em estudo. Assim, foi realizado um recorte temporal que contemplou obras e publicações do período de 2007 a 2020. Portanto, foram analisadas vinte e uma (21) obras ao todo, distribuídas em sete (7) artigos científicos, oito (8) dissertações de mestrado, uma (1) tese de doutorado e cinco (5) capítulos de livros. Por fim, concluiu-se, dentre outras coisas, que os alunos com deficiência intelectual têm suas especificidades e um ritmo próprio de aprendizagem que merece um olhar diferenciado pela instituição de ensino como um todo.

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Publicado

2023-07-25

Como Citar

Santos, A. C., Azevedo, V. V. de O. K. de, & Fernandes, M. de M. (2023). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL:: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO (2007-2020). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(1). Recuperado de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/1026