A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Authors

  • Flávia Tófani Figueiredo Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Rivani Lopes Negreiros Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Rosenéri Lago de S Araújo Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni

Keywords:

Deficiência Intelectual, Inclusão, Práticas Pedagógicas

Abstract

O trabalho propõe falar sobre a inclusão de alunos com Deficiência Intelectual nas escolas regulares e recomendar práticas pedagógicas que contribuam com o avanço cognitivo destes alunos no contexto da educação inclusiva. Considera-se que a permanência dos alunos com deficiência intelectual nas escolas regulares com práticas pedagógicas que contemplem a diversidade favorece o seu desenvolvimento e também dos alunos comuns. A Declaração de Salamanca (1994) defende que qualquer criança tem direito à educação e ao acesso aos saberes, nos sistemas regulares de ensino, esta declaração foi entendida como um marco para a Educação Inclusiva que considera a diversidade essencial à espécie humana. A escola inclusiva busca atender as necessidades educativas de todos os alunos, em salas de aulas do ensino regular, de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos. A prática pedagógica na escola inclusiva requer mudanças significativas na estrutura e no funcionamento das escolas, na formação humana dos professores e nas relações família-escola. No ambiente escolar, para que o educando com Deficiência Intelectual possa aderir ao conhecimento e interagir com o ambiente ao qual ele frequenta, torna-se necessário criar condições que favoreçam o interesse e a possibilidade do aluno em participar das atividades. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura.

Published

2023-07-25

How to Cite

Figueiredo, F. T., Negreiros, R. L., & Araújo, R. L. de S. (2023). A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL . Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(1). Retrieved from https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/495

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2 3 > >>