O JOGO COOPERATIVO COMO ESTRATEGIA DE INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Keywords:
Jogos cooperativos, Inclusão Escolar, Educação Física EscolarAbstract
A presente investigação trata-se de uma reflexão sobre os jogos cooperativos como estratégia de inclusão do aluno deficiente nas aulas de educação física. Ao tomar como objeto os processos relacionados aos jogos cooperativos e inclusão escolar objetiva-se contextualizar as contribuições e as possibilidades de trabalho pedagógico dos jogos cooperativos para a inclusão do aluno deficiente nas aulas de Educação Física da rede pública de ensino. Em termos metodológicos traduz-se em uma perspectiva qualitativa, de natureza básica, exploratória. Quanto aos objetivos a pesquisa pode ser classificada como bibliográfica e documental, sendo as buscas nas bases de dados (scielo, acadêmico, dentre outras) sustentadas nos termos: jogos cooperativos, inclusão escolar e educação física escolar. Ao serem trabalhados em sintonia com as dimensões histórico-sociais dos sujeitos, dialogando com princípios de cooperação, participação e respeito às diferenças os jogos cooperativos apresentam-se como uma possibilidade para a inclusão do aluno deficiente na rede regular de ensino.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.