EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Keywords:
Educação Infantil, Educação Ambiental, Proposta PedagógicaAbstract
A Educação Ambiental e sua colaboração histórica são observações sucintas nesta pesquisa que tem como objetivo refletir sobre a Educação Ambiental na educação infantil, momento oportuno para iniciar conhecimentos sobre a natureza. É indispensável, a orientação da escola, da família e da comunidade, para a criança assumir comportamentos e valores em relação ao meio ambiente. Este estudo vai ao encontro dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, que intencionam uma educação que forme hábitos positivos dos alunos com a natureza de modo a garantir ações de cidadania que proporcione uma sociedade sustentável. Esta pesquisa se justifica porque é na primeira infância que a criança começa a desenvolver seus valores éticos, afetivos e cognitivos, para a vida toda. Conclui-se que é necessário um trabalho de excelência sobre Educação Ambiental na Educação Infantil, com práticas pedagógicas contextualizadas com a vivência do aluno, contribuindo na relação consciente com a natureza de forma sustentável. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura a partir de leituras de artigos científicos, livros, e documentos legais que versam sobre essa temática. Entre os autores estudados cita-se, Andrade, Boff, Kishimoto, Vygotsky, Wallon, Constituição Federal, DCNs, Costa, Lima, etc.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.