DESENHO GEOMETRICO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ESTRATÉGIAS PARA ESTIMULAR O PENSAMENTO CRÍTICO DOS ALUNOS

Authors

  • Wyllamis Medeiros Maranhão IFPI FLORIANO
  • Egnilson Miranda De Moura Colégio Técnico de Bom Jesus-PI, Brasil
  • Fábio Pinheiro Luz IFPI – Campus Floriano-PI, Brasil
  • Guilherme Luiz de Oliveira Neto Instituto Federal do Piauí, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3779

Keywords:

desenho geométrico, resolução de problemas, pensamento crítico, estratégias pedagógicas, educação matemática.

Abstract

Este artigo tem como objetivo investigar estratégias para integrar o desenho geométrico na resolução de problemas matemáticos, visando ao desenvolvimento do pensamento crítico em alunos do ensino médio. A pesquisa busca analisar como a abordagem prática do desenho geométrico pode potencializar a compreensão conceitual e a capacidade de argumentação dos estudantes em geometria. Quanto à metodologia, adota-se uma abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica sistemática sobre o tema, complementada por um estudo de caso em uma escola pública, envolvendo observação participante, entrevistas com professores e análise de materiais didáticos. A revisão bibliográfica abrange estudos recentes sobre metodologias ativas no ensino de geometria, enquanto o estudo de caso permite examinar a aplicação dessas estratégias em contexto real. Os resultados esperados incluem a identificação de práticas pedagógicas eficazes que associem o desenho geométrico à resolução de problemas, além de diretrizes para a promoção do raciocínio crítico. Espera-se também que a pesquisa revele desafios e oportunidades na implementação dessas estratégias, contribuindo para a formação docente. Em conclusão, o estudo pretende reforçar a importância do desenho geométrico como ferramenta didática, destacando seu potencial para tornar o aprendizado da geometria mais dinâmico e significativo. Os resultados poderão subsidiar novas propostas curriculares e materiais de apoio, incentivando uma abordagem mais investigativa no ensino da matemática.

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Published

2025-04-15

How to Cite

Medeiros Maranhão, W., De Moura, E. M., Luz, F. P., & Neto, G. L. de O. . (2025). DESENHO GEOMETRICO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ESTRATÉGIAS PARA ESTIMULAR O PENSAMENTO CRÍTICO DOS ALUNOS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 7(1), 1–31. https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3779